Pesquisar este blog

dezembro 31, 2023

Adeus ano velho, feliz Ano Novo!


 Neste período, os meios de comunicação (a televisão, especialmente) costumam apresentar uma retrospectiva dos principais fatos que ocorreram durante o ano, como forma de fazermos uma reflexão dos avanços e recuos, as conquistas, sucessos e, infelizmente, as perdas e os fracassos ocorridos.

Nas nossas vidas, creio, não é diferente. Não temos o cuidado, obviamente, de sair por aí coletando dados, fazendo comparações, mas não podemos escapar de dar uma olhando para trás. Quase sempre, como acontece quando assistimos a essas maçantes programas de retrospectivas, nos surpreendemos, para o bem e para o mal, com fatos dos quais já não mais recordávamos, ou nem mesmo acreditamos que realmente aconteceram.

Isso acontece porque vivemos praticamente ligados no piloto automático, as coisas se sucedem umas às outras sem que tenhamos tempo de vivê-las com a intensidade que elas merecem. Às vezes, nem percebemos que estamos inseridos, que fazemos parte do enredo de nossas próprias vidas. No fundo, nos sentimos um pouco como meros expectadores, que veem tudo de fora sem tomar parte, sem se deixar envolver.

É nessa horas que, em muitos casos, nos arrependemos de não ter dado atenção aos acontecimentos que, agora, vistos de longe se revelaram tão importantes, tão vitais, mas que naquele momento acreditamos ser apenas bobagens. Infelizmente, percebemos que o tempo passou, que não podemos voltar atrás. Resta-nos apenas olhar para o novo tempo que vai chegar e, nele, tentar prestar mais atenção às coisas ao nosso redor, sobretudo as mais simples e corriqueiras, pois elas se revelam, no final das contas, as mais relevantes.

Adeus ano velho, feliz ano novo!

dezembro 25, 2023

Então é natal. Viva essa magia.


Se você, como eu, não é mais criança e nem tem crianças por perto, com certeza, percebeu que a simbologia do natal foi ficando meio perdida, ou mesmo borrada pelo tempo. Não temos mais o afã que tínhamos antes, quando logo percebíamos a data se aproximando. Agora, não fossem as lojas se enfeitarem para estimularem as vendas, a televisão e s ruas se encherem de propagandas não tenho dúvida de que a data passaria simplesmente despercebida. 

Faz tempo que não preparamos listas de pedidos para 'Papai Noel', nem esperamos por sua chegada. O tempo vai nos deixamos cada vez mais céticos e isso é uma pena. Não devia ser assim. Apesar de toda mercantilização que se fez da data, o natal, principalmente se a gente olhar pela questão do nascimento de Jesus, sempre vai ser um período de renovação, um momento em que podemos (devemos seria o termo correto) parar para refletir sobre a nossa vida, nossa postura diante do mundo e qual é o nosso papel aqui.

Portanto, aproveitemos essa atmosfera boa que rola no Natal e nos deixemos levar pelos jingles que cantam a esperança de dias melhores e, se pudermos, voltemos um pouco a ser aquela criança que sonhava com um 'Papel Noel' voando pelos ares com seu trenó, movido por renas, repleto de presentes mágicos, que faríamos de nós as pessoas mais felizes do mundo. Vivamos essa magia. Nós podemos.

Feliz Natal!

dezembro 24, 2023

Espiritualizar-se demanda muito estudo e força de vontade.

Quem, por mais materialista que seja, não gostaria de se tornar uma pessoa altamente espiritualizada, ou seja, ter acesso à altas virações, livrando-se de uma vida mesquinha e cheia de apegos com a que, geralmente, levamos? Acho que não seria apressado dizer que a maioria das pessoas, na verdade, busca essa espiritualização, essa iluminação. 

Infelizmente nos ensinaram desde o berço a acreditar que isso é algo impossível de conseguir, ou que é apenas para alguns poucos escolhidos, como os santos e os anjos. No entanto, posso afirmar que embora seja algo realmente difícil, pois ninguém se torna espiritualizado de uma hora para outra, como num passe de mágica, também não é impossível. 

Apenas se trata de um trabalho diário, uma construção feita tijolinho a tijolinho. É preciso arregaçar as mangas e partir para a busca dessa pretendida espiritualização através de muito estudo, muita pesquisa e, talvez o mais importante, voltar-se para dentro de si, empreender uma verdadeira jornada interior. A maioria das armas de que necessitamos para nos transformar em pessoas mais voltadas para coisas 'do alto' está dentro de nós mesmos. Portanto, siga a sua intuição, ela é o nosso maior guia. 

Dizem que quando o discípulo está pronto o mestre aparece e essa é uma grande verdade. Você vai perceber que livros, filmes, palestras, reportagens sobre espiritualidade, tudo aquilo que, no fundo, sempre buscou vão aparecer quase magicamente em seu caminho. Portanto, esteja atento (a), pois esses 'sinais' são valiosos e eles aparecem quando a gente menos espera. Não perca tempo, a hora é agora.

Bom domingo e excelente semana a todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

dezembro 17, 2023

Vale tudo para vencer na vida?

Quem não gostaria de ser portador de um grande talento e com ele se destacar no mundo? É sempre bom quando vemos alguém ganhar fama, dinheiro e, até mesmo, poder através de algum talento recebido de forma natural da vida, de Deus, ou de qualquer outro meio que seja, não é?

Como nem todo mundo tem essa sorte, o que resta é lutar para se destacar através de muito estudo, esforço, trabalho duro e muitas doses de sacrifício. Muita gente se empenha e consegue grandes resultados e, felizmente, se destaca. Porém tem aqueles que embora queiram igualmente 'vencer na vida'  não querem saber dessa história de estudo, esforço, sacrifício ou trabalho duro.

Esse tipo de pessoa, geralmente, opta pelo pior meio de encontrar destaque na vida que é, acreditar que para que tenha destaque aqueles que estão à sua volta devem, necessariamente, serem menores. É aquela execrável forma de subir pisando na cabeça de quem está por perto, principalmente desprezando, diminuindo ou intrigando adversários ou concorrentes.

Vemos isso acontecer, com frequência, no mundo politico, nas grandes empresas, mas também em lugares mais simples, entre pessoas mais humildes. Infelizmente, algumas pessoas abrem mão de serem justas e honestas acreditando que, para vencer na vida, vale tudo.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

dezembro 10, 2023

Coincidências?

 

Sabe aquelas coisas que aparecem em nosso caminho meio que como por encanto e nos deixam, muitas vezes, bastante intrigados? Às vezes, pode nos deixar até mesmo apavorados. Tipo você pensa numa pessoa, objeto, desejo ou situação e, de repente, se materializa na sua frente. Muitos chamam a isso coincidências. Porém, os entendidos preferem acreditar que é a força do nosso pensamento.

Sim, a maravilhosa, mas igualmente muito perigosa, força do pensamento. Também conhecida nos meios esotéricos como a força da atração, que diz que atraímos para nós tudo aquilo que pensamos, desejamos ou simplesmente imaginamos. Partindo daí, nunca é demais lembrar, que não devemos negligenciar os nossos pensamentos, pois eles são capazes de nos surpreender, tanto positiva quanto negativamente, que fique bem claro.

É tudo muito simples. Se queremos uma vida de felicidade, não devemos ficar o tempo pensando ou falando de coisas ruins, tristezas, tragédias. Ao mesmo tempo, se queremos atrair para nós fartura, não devemos pensar ou falar de escassez. Pelo contrário, devemos ter a fartura e a felicidade como metas de vida.

Da mesma forma. não devemos reclamar daquilo que temos, pois toda conquista, por menor que seja, é bem-vinda. Na verdade, devemos, sinceramente, agradecer por essas conquistas, demonstrar que somos gratos pelo que a vida nos proporcionou. Assim. provamos a nossa gratidão e o quanto estamos preparados para receber mais e mais da infinita provisão que o Universo (Deus, Divina Providência ou qualquer outro nome que queira dar) tem para nos.

Pense bem nisso.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança, fe, amor e GRATIDÃO.

dezembro 03, 2023

Se eu ganhasse na loteria...

 É comum ouvir alguém dizer que se ganhasse uma bolada na loteria mudaria (para melhor, eu acredito) a vida de todos aqueles que vivem à sua volta. Embora nunca tenha tido notícia de que alguém que ganhou o grande prêmio e cumpriu a promessa, confesso que acho essa uma boa ideia. Afinal de contas, há mesmo muita pobreza no mundo e seria muito bem-vindo que alguém, em podendo, fizesse alguma coisa para que essa triste realidade.

No entanto, não deixo de me perguntar até que ponto é correto intervir na vida das vidas, mesmo que seja com as melhores intenções. É aí que vem à cabeça aquela máxima que diz que é melhor ensinar a pescar que dar o peixe. Ajudar é sempre bom, mas é preciso que as pessoas, antes de qualquer coisa aprendam a criar seus próprios meios de sobrevivência, que saibam 'andar com as próprias pernas' e não fiquem paradas à espera de ajudas que caiam do céu.

Todo ser humano, independente de sua situação social, tem condições de lutar pelos seus objetivos; ninguém é coitadinho. Recebemos, ao nascer, capacidades que precisam ser descobertas e desenvolvidas. É verdade que ninguém nasce sabendo, a vida é um aprendizado constante. Precisamos nos colocar à disposição de aprender, de adquirir novas habilidades e tentar, dentro do possível, acompanhar as mudanças que têm ocorrido, cada vez de forma mais acentuada, à nossa volta.

Se ganhar na loteria, antes de qualquer coisa, ajude a si mesmo (a). Não esqueça que esse prêmio veio para resolver, em primeiro lugar, as suas necessidades. O principal necessitado, nesse caso, era você. E nunca se esqueça também que quando estamos bem, mesmo sem perceber, contagiamos todos aqueles que estão à nossa volta.

Excelente domingo e uma semana bastante produtiva.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

novembro 26, 2023

Amemo-nos, acima de qualquer coisa.

Hoje, vamos tocar num assunto um tanto polêmico e que tem, infelizmente, se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade, ou seja, a questão do suicídio. A cada dia mais e mais pessoas têm dado fim às suas vidas, pelas razões mais diversas. 

A pergunta que não quer calar é: o que leva uma pessoa a tomar atitude tão drástica? Todos sabemos que, como diz o dito popular 'viver, não é para amadores', que precisamos estar sempre preparados para enfrentar momentos em que nos é exigido um pouco mais de esforço, fé em algo maior, resiliência e, sobretudo, aceitação. Caso contrário, tudo fica mesmo difícil de ser encarado.

Por outro, sem ter a pretensão de julgar, nunca devemos esquecer que somos, em qualquer situação que se apresente, os verdadeiros responsáveis por nossas vidas e pelas nossas ações. A vida pertence a nós e a mais ninguém. Nascemos sozinhos e igualmente morremos sozinhos. Por mais que nossas vidas sejam atreladas às vidas de outras pessoas, a nossa individualidade sempre permanece. 

Em nenhum momento, podemos acreditar que ao perder o convívio (ou o amor) de alguém perdemos também a capacidade de viver, de seguir em frente. Se esse tipo de pensamento passa pela nossa cabeça, devemos nos livrar dele imediatamente. A vida é um dom que nos foi dado, individualmente. Pessoas entram e saem de nossas vidas, nós permanecemos. Amemo-nos, acima de qualquer coisa.

Um excelente domingo e uma semana bastante produtiva para todos.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.



novembro 19, 2023

Assumindo o controle de seu 'carro'.


Imagine que você é um carro. Imaginou? É claro que você visualizou o carro de sua preferência, provavelmente o que já possui ou aquele que pretende ter um dia. Velho, novo, caro ou popular, não importa. Basta que seja um carro.

Independente de qualquer coisa, todos temos consciência de que um carro não anda sozinho. Para que que se movimente ele precisa primeiramente ser ligado e depois receber os comando para que saia do lugar, não é mesmo?

Assim também é a nossa vida. Tal como o carro, nosso corpo e nossa alma precisam de certos estímulos para que se coloquem em movimento. Somente dessa maneira, nossos desejos, planos e objetivos de vida poderão se realizar.

Sem o nosso estímulo, sem a nossa decisão de sair da imobilidade em que nos encontramos nada daquilo que desejamos poderá realmente acontecer. Portanto, ligue esse carro e se ponha a caminho da realização de seus objetivos. Lembrando sempre que, como o carro, o corpo precisa de combustível (alimentação não somente física, mas principalmente espiritual) para que coloque em movimento. 

Seja um bom motorista.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé, amor e. GRATIDÃO.

novembro 15, 2023

O mundo de Sofia.

 


Infelizmente não é uma tradição o ensino de filosofia, ou mesmo princípios filosóficos, nas escolas brasileiras. Pelo contrário. Falar de filosofia sempre é visto como 'assunto-cabeça', conversa de maluco. 

Pena que ainda seja assim, não é mesmo? O ensino de filosofia nas escolas abriria os horizontes de nossos estudantes, fazendo com que tivessem uma visão mais abrangente do mundo, não somente para prestar exames para entrar na faculdade, mas para a vida em geral. 

Existem, felizmente, livros que tentam preencher esse vazio de nossos currículos escolares e um deles é 'O mundo de Sofia', de Jostein Gaarder.  Lançado nos anos noventa, do século vinte, o livro narra a relação entre um professor de filosofia e sua aluna, Sofia. 

Através de uma história bem amarrada o autor percorre o caminho da filosofia, desde os pré-socráticos até os nossos dias. Dessa forma, qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha ouvido a falar de Demócrito, Heráclito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel e tantos outros, poderá conhecer essas figuras fundamentais para compreensão do universo que nos rodeia.

Não tenho a menor dúvida de que se o ser humano buscasse se inteirar mais dos assuntos pertinentes à filosofia o mundo seria um lugar muito melhor de se viver. Por isso, essa é a hora.  'O mundo de Sofia' pode ser um bom começo e está na internet, de graça. São quase novecentas páginas, mas vale o sacrifício.  

Boa leitura.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.




novembro 12, 2023

Fuxiqueiros da própria vida.


 Não faz muito tempo, as pessoas viviam reclamando do fato de terem suas vidas expostas por pessoas e órgãos de imprensa que, maldosamente, traziam a público passagens, muitas delas de foro íntimo, de suas vidas. Não raramente, essas reclamações acabavam em tribunais, com pedidos de altíssimas indenizações.

O advento das redes sociais trouxe grandes mudanças significativas para a sociedade, sobretudo no que diz respeito a forma como passamos a nos mostrar e sermos vistos, não há como negar isso. As pessoas ainda reclamam quando têm suas intimidades expostas ou sofrem algum tipo de agressão, mas algo mudou substancialmente.

Agora as pessoas não esperam que alguém revele suas intimidades ou podres', como se dizia antigamente, mas elas mesmas estão se expondo. Fatos que antes seriam mantidos em segredo e eram levados para o túmulo passaram a ser relevados nos Podcasts pelos próprios, como forma de chamar a atenção dos internautas e, consequentemente, manter uma boa audiência.

Num julgamento, provavelmente apressado, tem-se a impressão de que as pessoas, principalmente os pseudo artistas ávidos de plateia, parecem estar fazendo 'fuxico' de suas próprias vidas, em busca de algum fato cabeludo para revelarem no próximo Podcast. Se essas revelações são verdadeiras ou não parece ser de pouca ou nenhuma relevância, o importante é manter a audiência interessada. 

Excelente  domingo e uma semana produtiva para todos.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.

novembro 05, 2023

Deixemos a tristeza pra lá.

 Em algum momento parece que fomos convencidos, talvez pela família, pela religião ou por nós mesmos, de que nascemos condenados a viver uma vida marcada pelo sofrimento e que, por mais que nos esforcemos, não há como escapar dessa 'sina'. 

Escudados por essa crença, passamos a vida reclamando de tudo e de todos. Tudo o que nos acontece ou deixa de acontecer é culpa dessa sina, da qual acabamos por nos convencer de que jamais nos livraremos.

Será mesmo verdade que nascemos destinados à dor e ao sofrimento perenes? E onde está aquele Deus bondoso e justo que, apesar de em  muitos momentos se irritar com nossos erros e faltas, nos criou à Sua imagem e semelhança? Onde está com que responde?, diria o poeta.

Diante dessas perguntas, parece que as coisas não se encaixam bem, pois um Deus bom e justo não criaria seres destinados à dor e ao sofrimentos, não é mesmo? Independente disso, nessa altura já deu para entender que reclamar não adianta de nada, não é verdade?

A melhor saída, creio, é deixar esse negócio de sina pra lá e tentar inverter a situação, fazendo a tristeza dar lugar à alegria, á insatisfação ao contentamento de estar vivo, de poder respirar, falar, andar, cantar... 

Precisamos, antes de qualquer coisa, honrar a vida que recebemos e entender, de uma vez por todas, que alegria e tristeza são apenas questão de ponto de vista. Deixemos de ser aquela criança que acreditava em 'boi da cara preta', 'mula-sem-cabeça',  bicho-papão', pois crescemos. E lembre-se: acreditar ou deixar de acreditar no que quer que seja depende apenas de nós.

Excelente semana para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

novembro 02, 2023

Dia de lembrar, perdoar e agradecer.

Muitos veem Finados como o dia de homenagear os entes queridos que já se foram, mas também há aqueles que têm a data como um dia triste e até depressivo. A data, no entanto, é um bom momento para refletirmos a respeito daquilo que a maioria não gosta de lembrar, ou seja, a brevidade e fivnitude da vida.

Além disso, é um momento de lembrar a nossa ligação com aqueles que não estão mais entre nós e a grande importância que eles tiveram em nossas vida, seja para o bem ou para o mal. Nossa ligação não é somente com aqueles parentes que conhecemos e com os quais convivemos, mas com todos aqueles que estamos ligados, desde sempre. 

Essas pessoas são, na maioria dos casos, os nossos antepassados, pessoas sem os quais não estaríamos aqui hoje. Todos temos antepassados e vivemos com eles, mesmo que não recordemos, uma relação que envolveu (e envolve) amor e ódio. E, com certeza, deixou marcas, que precisam ser apagadas ou simplesmente suavizadas, para que possamos seguir nossas vidas.

Muitos apelam para orações, mantras e até as conhecidas sessões de descarregos, em igrejas (?) e centros de Umbanda, mas a melhor maneira de pacificar nossa relação com nossos antepassados (os finados) é perdoando e pedindo perdão pelas marcas que podem ter ficado dessas relações.

Porém, nunca é demais lembrar que Finados é sempre um 'memento mori, ou seja, a vida é passageira e a morte vem para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

outubro 29, 2023

Bem na foto ou bem na vida?


 Vivemos um tempo em que a aparência, ou seja, o nosso lado exterior, vale muito mais do que aquilo que realmente somos. Por isso, estamos cada vez mais preocupados em melhorar o nosso visual, pois é preciso ser muito bem visto por aqueles que nos cercam.

Num primeiro olhar, isso não tem nada de mais. Antes, pelo contrário, demonstra que cuidamos de nós mesmos. Mas até que ponto essa preocupação diz mesmo respeito a estar realmente bem? Será que essa preocupação não é meramente superficial?

Para responder a essas perguntas, precisamos voltar para o nosso interior e buscar entender em que medida nosso lado exterior e interior estão igualmente bem. Pois não adianta exibirmos uma aparência impecável se por dentro estamos em 'pandarecos', não é mesmo? 

Precisamos procurar estar bem por fora, mas muito mais importante que aparentar estar bem é estar bem de verdade, por dentro e por fora. Nunca devemos esquecer que somos corpo e também somos alma, espírito. Nossa vida não se resume somente naquilo que podemos ver com os nossos olhos, mas vai além, muito além das aparências.

A maneira como somos vistos é muito importante, ninguém pode negar isso, porém, estar bem consigo mesmo, como dizia a propaganda, não tem preço.

Excelente domingo para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

outubro 22, 2023

O poder do AGORA.

Acabei do ler 'O poder do AGORA', de Eckhart Tolle, no livro o autor fala do fato de vivermos voltados para o PASSADO e o FUTURO sem prestar atenção ao momento PRESENTE.

Confesso que nunca tinha parado para prestar muita atenção nisso, mas ao pensar mais detidamente no assunto não foi difícil chegar a conclusão de que o autor está coberto de razão. Afinal de contas, passamos mesmo a vida pensando no que aconteceu, talvez numa tentativa de consertar os erros que cometemos ou de reviver os nossos acertos.

Por outro lado, acreditamos sempre que o que acertamos ou conseguimos realizar no passado poderá ser feito no futuro. Então, passamos a planejar o que faremos quando o futuro chegar. Nesse dia, muito provavelmente, seremos felizes e realizaremos todas as nossas aspirações.

Com a mente às vezes voltada para o passado, às vezes voltada para o futuro, esquecemos de viver o presente, que é o único momento que realmente temos. Ao mesmo tempo, é preciso estar cientes de que não conseguimos viver no passado, pois já passou, enquanto o futuro nem sabemos se vai chegar. 

É para isso que o autor quer chamar a nossa atenção. Precisamos nos ater ao presente, viver com intensidade o momento, o instante em que estamos, o aqui e agora. Livres do que se foi e sem a ansiedade que pensar no futuro nos provoca.

É claro que Eckhart Tolle vai muito mais longe em sua tese e para falar disso seria necessário um aprofundamento muito maior, mas essa é a  base de seu pensamento: viver o presente, prestar atenção a tudo aqui que estamos vivendo, voltar-se mais para o nosso interior, o nosso íntimo, buscando silenciar a nossa mente, sempre tagarela, sempre a nos desviar do grande propósito da vida que é viver o AGORA.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Lembrando que o livro 'O poder do Agora' é uma leitura mais que recomendada e está à disposição em PDF na internet, nos sites de venda e nas livrarias. 

Boa leitura.

Esperança, fé, Amor e GRATIDÃO.

outubro 19, 2023

A felicidade esta na simplicidade do momento.

Aprendemos desde cedo que felicidade é algo que está sempre muito distante de nós e que dificilmente poderá ser atingida nesta vida. Com esse pensamento na cabeça, passamos a vida, muitas vezes, como meros penitentes, ora pedindo perdão por sermos tão indignos, ora reclamando da má sorte.

Infelizmente, são esses os ensinamentos que recebemos em casa, na escola e, principalmente, no meio religioso. Em algum momento da história da humanidade alguém espalhou essa ideia de que somos filhos ingratos de Deus e, por essa ingratidão, estamos condenados a nunca encontrar a felicidade.

Tanto uma coisa quanto a outra não procedem. Não estamos condenados a infelicidade perpétua. Podemos ser felizes aqui e agora. Para isso, basta que paremos de acreditar que a felicidade está apenas nos grandes acontecimentos, nos grandes presentes, nos momentos importantes da vida. A felicidade está nos pequenos momentos, nas coisas simples, num sorriso afetuoso, num 'bom dia', na simples existência, no acordar de manhã, enfim, em tudo aquilo que nos dá prazer e nos faz sentir plenamente vivos.


Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

outubro 17, 2023

O que é felicidade?

Alguém já disse que o grande objetivo de nossas vidas é um dia conquistar a plena felicidade. É por esse motivo que levantamos da cama todos as manhãs e enfrentamos todos os tipos de dificuldades, pois do contrário permaneceríamos parados no mesmo ponto, sem mover um único de dedo, sem dar um passo.

Não há como negar que todos parecemos ter mesmo esse objetivo. No entanto, também não há como deixar de especular o que é exatamente essa felicidade que passamos a vida buscando e que, em muitos casos, não chegamos a sequer perceber qualquer lampejo, qualquer sinal.

Nos fazemos essa pergunta principalmente naqueles momentos em que percebemos que quanto mais lutamos, quanto mais buscamos ser felizes mais nos afastamos daquilo que se convencionou chamar de felicidade. Porém, em vez de respostas, o que nos vem é outra pergunta: Será que ser feliz é um estado contínuo que ao ser atingido ou conquistado não se perde mais? Ou será um estado fugaz, passageiro?

Mais e mais me sinto convencido de que é bem provável que seja um momento fugaz, uma situação passageira, uma gripe que dá e passa. A crença num estado perene, que dura para sempre, nos leva a, quase sempre, deixar que momentos de pura felicidade passem despercebidos. Não nos damos conta de que ser feliz não requer nada além de sentir um estado de graça em determinado momento, tendo ou não razão para isso.

De repente, você é feliz e nem percebe, exatamente porque idealizou a felicidade. Criou uma fórmula para alguma coisa que é puramente pessoal e que foge a qualquer estereotipo, qualquer modelo. Além disso, felicidade não é o topo de uma montanha que se alcança, finca-se uma bandeira e nada mais precisa ser feito. Felicidade é algo que se conquista a cada momento.

Boa semana para todos.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.

outubro 14, 2023

Ver e ser visto.


Vivemos o tempo todo preocupados, uns mais outro menos, com a forma que seremos vistos por aqueles que, por uma razão ou outra, temos a intenção de impressionar. Por outro lado, estamos o tempo todo de olho em tudo e todos que estão a nossa volta.

Esse exercício de ver e ser visto faz parte da nossa vida e, portanto, do nosso dia a dia. Para uns isso parece normal e não chega a afetar suas vidas, mas para outros ver e ser visto é um processo doloroso, pois nos expõe, nos coloca a nu diante do outro, mostra as nossas deficiências e revela os nossos segredos.

Isso acontece porque muitos de nós se preocupa muito mais com o que acontece externamente do que com o que acontece internamente. O que nos faz, em muitos casos, parecer inadequados. Ao mesmo tempo, somos compelidos a buscar, quase que desesperadamente, nos adequar, nos colocar dentro dos padrões. Embora saibamos que isso dificilmente acontece ou mesmo que seja o melhor caminho.

A saída, acredito, seria se livrar do culto à exteriorização e voltarmos mais para o nosso interior, olhar mais atentamente para dentro de nós mesmos e, dessa forma, nos conhecer melhor. Dessa forma, vamos entender o quê e quem somos. Somente dessa maneira poderemos descobrir o que realmente vale a pena, o que realmente é importante para nós. 

Bom final de semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.


outubro 11, 2023

O sofrimento é uma ilusão criada pelo medo de ser feliz.

Existem pessoas que gostam de sofrer. "Como assim? As pessoas gostam de sofrer? Isso é um absurdo".  É muito provável que você tenha dito uma ou todas essas frases para expressar seu espanto. Realmente, não parece nem um pouco normal que uma pessoa faça uma escolha consciente pelo próprio sofrimento, não é mesmo?

Sinto dizer, mas esse tipo de pessoa existe e pode não estar tão longe quanto imagina. Aliás, vou um pouco além, pois em muitos casos essa pessoa com pendões para o sofrimento somos nós mesmos.

A vida, sempre marcada por altos e baixos, nos leva a acreditar que nascemos para sofrer, que alegria e venturas são para uns poucos escolhidos ou mesmo estágios muito difíceis de serem alcançados. Infelizmente, muitas religiões reforçam esse tipo de crença. Principalmente, quando exaltam o sofrimento como forma de purificação do corpo e do espírito.

Esse talvez seja o maior dos enganos da humanidade. Também, se assim preferir, podemos dizer que esse é seu maior pecado. Sabemos, muitas vezes por experiência, que o sofrimento não purifica. Pelo contrário, deixa marcas profundas, traumas que podem durar uma vida inteira e mesmo atravessar de uma vida para outra.

Nosso papel neste mundo é lutar para vencer nossas limitações, nossos medos, apegos e preconceitos de qualquer ordem. Esses sim nos afastam cada vez mais das nossas realizações pessoais e são causa dos nossos sofrimentos. Não esqueça: nascemos para ser felizes, o sofrimento é uma mera ilusão criada pelo medo. Livre-se do estigma do sofrimento.

Bom feriado.

Sinto muito, me perdoa, te amo, sou grato.


outubro 08, 2023

Enfrentar os problemas é sempre a melhor saída.

Parece mentira, mas é a mais pira verdade. Infelizmente, existe muita gente que tem uma espécie de compromisso com o sofrimento, embora negue de 'pés juntos', como se diz no interior, quando alguém por perto chama atenção para essa 'disfunção'. 

Esse  'gostar de sofrer' vem do fato de que em diversas situações de nossas vidas, em vez de enfrentar os problemas, preferimos fugir deles ou mesmo toma-los por insolúveis, acreditando que as coisas são do jeito que são e que não há nada que se possa fazer para mudar.

Isso acontece geralmente naqueles momentos em que somos acometidos de enfermidades, dificuldades financeiras, separações, morte de parentes ou pessoas que amamos e nos sentimos sós. Muitos enfrentam esses períodos bravamente e, em muitos casos, acabam recuperando a saúde física e financeira, a alegria e voltam a ter uma vida normal. Já outros, lamentavelmente, sucumbem diante das adversidades.

É claro que cada um tem as suas particularidades, sua maneira própria de encarar a vida. Dizem por aí que coração dos outros é terra que ninguém pisa. Grande verdade. Pois o que é pesado para um pode leve para outro, não é mesmo? Não dá para julgar. No entanto, nunca devemos esquecer que enfrentar os problemas é sempre a melhor saída.

Bom domingo e uma excelente semana para todos.

Sinto muito, me perdoe, eu te amo e sou grato.



outubro 01, 2023

Acredite sempre em suas convicções.


Infelizmente, é comum as pessoas tentarem nos convencer de que devemos abandonar as nossas convicções para assumir os pensamentos e as posições de outros. Isso ocorre em várias seguimentos da vida, ou seja, na politica, na religião, na escolha de uma profissão e até mesmo na vida amorosa e sexual.

É como se somente os outros soubessem o que é bom tornando assim as suas escolhas ruins, desastradas, sem valor. Não acredite nisso. Você é capaz de escolher o que quer e como dar cada passo em  sua vida. ´´É claro que, uma hora ou outra, todos precisamos de um conselho, um palpite, mas as decisões sempre cabem a cada um de nós.

Não se deixe levar pela opinião dos outros, pense por si mesmo. Não seja 'maria vai com as outras', como diziam antigamente, pois os palpiteiros são sempre tendenciosos e poucas vezes têm a intenção de realmente ajudar. Além disso, nunca estão presentes quando o seu palpite ou conselho dá errado.

E tem a vantagem de que pensar pela nossa própria cabeça nos dá a chance de acertarmos ou errarmos por nós mesmos. Dessa forma, ganhamos conhecimento e experiência que certamente levaremos para a vida toda. Portanto, ouça tudo, considere as opiniões e, no final, tire suas próprias conclusões para decidir o melhor a caminho a seguir.

Bom domingo para todos.

Uma excelente semana.

Esperança. fé, paz, amor e GRATIDÃO.

setembro 25, 2023

Muito além do que os olhos veem.

 É espantosa a capacidade que nós, seres humanos, temos para fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo. É a famosa expressão 'venda nos olhos'. Ao fecharmos os olhos, literalmente acreditamos não só que não estamos vendo, mas também que não estamos sendo vistos.

Muitos, nessa condição, tentam passar despercebidos ou aproveitam para fazer coisas que não teriam coragem se soubessem que estão sendo vistos(as).pelos seus pares. Grande engano, não é mesmo? Afinal de contas, com os olhos fechados ou abertos tudo o que fazemos fica registrado em nosso corpo, nossa mente, enfim, corre pelo tempo e pelo espaço.

As pessoas à nossa volta, querendo ou não, percebem tudo o que ocorre com a gente, da mesma forma que nós também não ignoramos o que se passa com aqueles com os quais convivemos. Sabemos quando uma pessoa está triste, feliz, preocupada, mentindo ou sendo sincera.

O que nos leva a manter o que sabemos (ou intuímos) é o nosso código de conduta interior. Além disso, o nosso bom senso nos leva a agir, quase sempre, com polidez e respeito à individualidade de cada um.

Porém, saibamos sempre, que ninguém engana ninguém. Na realidade, é como se todos estivéssemos nus numa praça movimentada. As pessoas que estão na praça podem, por uma questão de empatia, agirem de maneira natural diante de nossa nudez, mais isso não muda em nada nossa situação;  continuamos nus.

Por isso, devemos usar menos máscaras e sermos o mais verdadeiros que pudermos. Afinal de constas, ninguém deve ter vergonha de ser o que é;

Bom domingo para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

setembro 17, 2023

A vida continua.

Todos sabemos, desde o berço, que nossa passagem por este mundo é curta. Por mais que a vida de uns e outros se alonguem além do esperado, cedo ou tarde chegam ao fim. Diz a sabedoria popular que essa é a única certeza que temos.

No entanto, é grande o temor que temos deste momento anunciado. Muito se fala do prolongamento da vida, como se a morte do corpo fosse o fim de tudo, como se não 'houvesse amanhã'. Esse tipo de pensamento nos leva a reagir com revolta cada vez que perdemos um ente querido.

Nos comportamos como se uma grande tragédia tivesse abatido sobre nós ou que fomos vítimas de uma grande injustiça. Tenhamos certeza de que não aconteceu (ou acontece) nenhuma coisa nem outra, pois tudo ocorre (ou ocorreu) dentro do planejado.

Diz também a sabedoria popular que 'não cai uma folha de uma árvore que Deus assim não queira'. Isso, no fundo, quer dizer que tudo na vida segue um encadeamento, o acaso simplesmente não existe. 

Quando vemos uma criança (como a pequena Heloísa, que partiu após vários dias lutando para sobreviver, por ter sido brutalmente alvejada por tiros em mais uma discutível ação policial) não pensemos que Deus é injusto, apenas que sabe o que faz.

Alguém consegue imaginar como seria a vida desta criança se viesse a se recuperar? Provavelmente, cheia de limitações, que a impediriam de levar uma vida normal, não é mesmo? Além disso, estejamos certos de que mesmo uma vida breve como a dela cumpre o seu tempo certo, quando volta para o plano espiritual, para a vida que não tem fim.

Excelente domingo para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO. 

setembro 14, 2023

Uma bela oportunidade

Cada dia é uma excelente oportunidade para a gente esquecer aquilo que precisa ser esquecido, pois todos temos milhares de coisas que precisam ser deixadas para trás para que possamos seguir adiante, sem a sensação de estar deixando algo para trás e possamos seguir em frente sem medo de ser feliz.

Por outro lado, também é aquele oportunidade de a gente lembrar de todas aquelas coisas importantes que a correria do dia a dia faz com deixemos de lado, sem dar a devida atenção. Nessas lembranças estão incluídos pessoas, coisas e todos os sonhos que, por um motivo ou outro, abandonamos pelo caminho.

Oportunidade de olhar para nós mesmos, de nos perguntar para onde estamos indo. Será que é isso mesmo que queremos para nós? A resposta está dentro do nosso coração, pois só podemos julgar se o que estamos fazendo é bom ou não, se estamos nos lembrando do que precisa ser lembrando e esquecendo o que precisa ser esquecido.

Esperança. fé amor e GRATIDÃO.


setembro 10, 2023

As pessoas com as quais convivemos.


Muitas vezes nos perguntamos por que somos obrigados a conviver com essa ou com aquela pessoa de quem não gostamos quando vivemos longe daquelas que amamos, que queríamos tanto ter o tempo todo por perto.

Quantos de nós vivemos esse tipo de situação, não é mesmo? Passamos o dia ao lado de seres completamente estranhos ao nosso círculo  e, por isso, sobra muito pouco tempo para conviver com que realmente amamos.

Há quem julgue isso um martírio e passa o tempo praguejando e tratando mal aqueles que estão por perto transformando, aí sim, sua vida num verdadeiro tormento, um inferno.

O melhor jeito de resolver essa questão é procurar entender que nada acontece por acaso. Essas pessoas que julga nada representar em sua vida, ou que são verdadeiros estorvos, na verdade, são exatamente elas que vão te permitir crescer, cumprir os propósitos de sua vida.

Cada pessoa que passa por nós, pelo mais breve instante que seja, desempenha um importante papel em nossa jornada neste mundo. Desde um chefe, que te faz exigências no trabalha, até um simples mendigo que dirige a palavra na rua todos têm algo a dizer, ensinar ou mesmo aprender conosco.

Excelente domingo para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

agosto 31, 2023

Pensar positiva ou negativamente é uma questão de escolha.




Quando uma pessoa que já se conscientizou da importância de cultivar pensamentos positivos tenta falar da grande mudança que esse hábito simples operou em suas vidas sempre ouve que essa prática não passa de mera bobagem, perda de tempo, que os pensamentos em nada influenciam em nossas vidas.

É triste saber que, mesmo tendo provas a todo momento da força do pensamento, muita gente continue agindo de maneira negativa, ou simplesmente se descuidando das palavras que profere em seu dia a dia. Se você é uma dessas pessoas que pensam  e agem de forma negativa, eu convido a tentar, pelo menos, por um dia ter apenas pensamentos positivos, pensamentos que visem atrair coisas boas para o seu caminho: um emprego melhor, um amor, uma casa mais confortável, saúde, enfim, algo que sempre almejou.

Ao mesmo tempo, tente esquecer aquelas frases e atitudes derrotista em que se vê sempre para baixo, deixado de lado, sem amigos, sem amor, sem dinheiro, sem esperanças de dias melhores. Imagine-se bem, com saúde, em paz. Imagine-se próspero (a). Tenho certeza que ficará surpreso(a) com o resultado e vai descobrir, por si mesmo (a), que pensar e viver positivamente não é mera bobagem, é uma escolha sensata. A vida sempre oferece dois caminhos, escolher qual deles seguir depende de nós.

Escolha ser feliz.

Bom dia!

Esperança, fe, amor, paz e GRATIDÃO.

agosto 27, 2023

Gentileza e compreensão.

Não há dúvida de que vivemos tempos raivosos. Basta um simples esbarrão no meio da rua para que uma guerra seja declarada, independentemente de que uma das partes se desculpe ou não. 

Parece que tudo é intencional e, portanto, o instinto de defesa precisa ser acionado para que, segundo se acredita, não levemos desaforo pra casa.. Quando damos conta estamos envolvidos em acaloradas discussões e daí para partir para agressões físicas é um pulo. 

Sabemos bem aonde vai dar esse tipo de situação, ou seja, quase sempre em tribunais, quando não terminam com uma das partes perdendo a vida e a outra condenada a anos de prisão. Tudo isso por um momento irrefletido, pura falta de paciência.

Talvez a saída fosse voltarmos a ter um pouco mais de gentileza para com aqueles que vivem à nossa volta. Conhecidos ou desconhecidos, pessoas que passam pelas mesmas aflições e problemas que nós. Pessoas que esperam de nós, muitas vezes, apenas um  simples gesto de gentiliza e compreensão, um gesto de solidariedade.

Bom domingo e uma excelente semana para todos.

Esperança., fé, amor e GRATIDÃO.

agosto 20, 2023

Deixe as brigas de lado.



Desde a infância somos ensinados a reagir a qualquer sinal de agressão ou insulto. É o conhecido lema de que diz que não se leva desaforo para casa, que é preciso pagar na mesma moeda.

Será que é assim mesmo?  Devemos brigar e brigar sempre, fazer valer a nossa vontade sem dar lugar ao diálogo ao bom senso? Se a sua resposta é sim, infelizmente, tenho que dizer que sua vida deve ser um inferno. 

Ninguém pode viver em paz, consigo mesmo e com aqueles que o rodeiam, se passa o tempo todo em querelas, quase sempre desnecessárias, apenas para fazer valer sua vontade e ideias. Não ganhamos nada fazendo da vida um eterno ringue de lutas fraticidas.

Somos todos irmãos nesse mundo e, quase sempre, brigamos com pessoas que de uma maneira ou de outra são próximas a nós. E isso acontece porque as brigas nascem exatamente do convívio, da necessidade que temos de nos ajustar uns aos outros.

Por isso, muitas vezes, devemos encarar as brigas como formas de crescimento, estando sempre prontos à conciliação, ao entendimento,, a reconhecer nossas falhas e erros e estar prontos para aceitar as falhas e erros dos outros.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança, paz, amor e GRATIDÃO.


agosto 14, 2023

Caros amigos do Blog.


Sei que estão estranhando o fato de aparecerem anúncios entre as postagens do Blog. É que entramos para o Google AdSense. Isso representa uma forma de ganho, que muito poderá ajudar para que continuemos com as nossas postagens. Cada clique que você dá nos anúncios representa muito para nós,

Ajude o Blog, não custa nada.

Contamos com vocês.

Gratidão.

agosto 13, 2023

Calma! Ninguém, nem nada, é perfeito.

Buscamos ou somos levados, pelos ditames da vida, a buscar perfeição em tudo o que nos rodeia. Buscamos o corpo perfeito, o rosto perfeito, o empregado perfeito, os amigos perfeitos, os relacionamentos perfeitos. 

Nessa busca incessante acabamos nos esquecendo de que toda essa perfeição existe apenas em nossas cabeças e que, muitas vezes, é algo inatingível, distante da nossa realidade. Dessa forma, acabamos perdendo a chance de disfrutar dos grandes momentos que são proporcionados quando aceitamos os outros e as coisas que nos rodeiam como realmente são, sem criar expectativas ou fazer exigências.

Ao exigir perfeição de tudo e todos nos obrigamos também a ser igualmente perfeitos. Até mesmo, não seria nada justo cobrar perfeição daqueles com os quais relacionamentos se nós não somos perfeitos.

Alguém já disse que se encarnamos nesse mundo é porque temos algo a aprender e se temos alguma coisa a aprender significa que estamos longe de estar prontos, ou seja, estamos longe da tão decantada perfeição. Por isso, sejamos tolerantes com as imperfeições que por ventura possuam aqueles que nos cercam. Tolerância gera tolerância.

Excelente domingo e uma semana produtiva para todos.

Esperança, fé, AMOR e GRATIDÃO.

agosto 11, 2023

Vencendo o grande inimigo.

O medo, por mais que a gente tente fugir que não, é uma presença constante em nossas vidas. Ninguém em sã consciência pode negar isso. É claro que existem pessoas mais medrosas e outras que procuram se arriscar um poucos mais, não é mesmo? Mas o fato é que ele faz mesmo parte de nossas vidas. 

Há até quem veja algo de bom em ter medo. Tem gente que morre de medo de escuro, mula sem cabeça, envelhecer, ficar sem dinheiro,, de morrer ou ser esquecido. Porém, o medo que a maioria mais enfrenta é do inimigo., que pode ser real ou mesmo imaginário. Sim, há até quem os veja onde eles simplesmente não existem.

Diante de tanto medo, muitos procuram fórmulas de vencê-lo e sempre caem na armadilha que é a luta armado, ou seja, partimos para a guerra dispostos a tudo. Geralmente, é uma luta inglória, pois o maior inimigo que temos, muitas vezes, somos nós mesmos. O outro representa apenas a materialização desse medo ou medos.

A única saída é enfrentar esse dragão. Eu, particularmente, encontrei uma forma de enfrentá-lo.. Não pense que foi com alguma mágica ou feitiço. Não foi nada disso. Tratou-se de um jeito simples, mas bastante eficaz: busquei pacificar o meu coração através do entendimento de que a única pessoa que posso temer sou eu mesmo. 

Somente eu  posso me fazer mal. Principalmente, partindo da ideia de que cabe a mim ver no outro (no mundo ou nas coisas que me rodeiam) um monstro pronto a me devorar ou algo com que eu possa dialogar e chegar a um entendimento. Ao  mesmo tempo, eu sou a única pessoa que definitivamente pode me fazer bem, pois o bem e o mal partem de mim mesmo.

Bom final de semana a todos.

Esperança, fé, amor e  GRATIDÃO.

agosto 06, 2023

É preciso haver equilíbrio.

Na busca da realização de nossos desejos costumamos cometer alguns enganos que comprometem seriamente nossas conquistas. E isso se dá pelo fato de, na maioria das vezes, acreditarmos que o ato de receber está completamente dissociado de também nós, em alguma medida, doarmos algo a alguém.

Quando nos colocamos na posição de merecedores de receber uma dádiva ou benesse temos que, imediatamente, nos dispor a doar a mesma coisa. O dar e o receber andam de mãos dadas, não podem, em  nenhum momento, estarem dissociados. 

Se desejamos ser amados justo é que desejemos amar com a mesma força, com o mesmo empenho e dedicação. Essa atitude, simples e corriqueira, representa a justiça que tanto clamamos a cada segundo de nossas vidas

A partir do momento em que agirmos dessa maneira, vamos perceber como tudo se ajusta em nossas vidas, pois estaremos doando e recebendo ao mesmo tempo. Dessa forma, não teremos mais motivos para nos sentir em desvantagem, nem em débito com ninguém. Quando o dar e o receber caminham juntos, tudo funciona melhor para nós e para o mundo que nos cerca..

Um domingo em que sol brilhe nos corações de todos nós.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

agosto 04, 2023

A vida é uma constante troca.


Já reparou o quanto gastamos o nosso tempo fazendo cobranças? Cobramos amor, atenção, afeto, companhia, tudo o que se pode imaginar. Muitas vezes podemos ser facilmente confundidos com cobradores de impostos, que geralmente não costumam ter clemência dos devedores. 

É claro que não chegamos a tanto, mas não ficamos muito longe disso com nossas cobranças, às vezes justas e necessárias, porém quase sempre são sem cabimento. Cobramos apenas por cobrar, não paramos para pensar se realmente estamos carentes daquela atenção, daquela presença.

A cobrança é feita por mero hábito, por pura mania de cobrar. O casal faz cobranças um ao outro, os filhos cobram dos pais, que também cobram deles, namorados cobram mais carinho e atenção, empregados cobram melhores salários, que cobram do governo, a lista não parece ter fim.

Acontece que, em meio a tanta cobranças, esquecemos que também precisamos fazer a nossa parte, ou seja, dar de volta tudo aquilo que exigimos dos outros. Nunca podemos esquecer que o receber implica em dar. 

É preciso lembrar que vida é uma constante troca. Se eu recebemos uma quantidade de carinho e atenção, por exemplo, devemos devolver na mesma medida. Do contrário, a conta não fecha. Por isso, antes de sair por aí fazendo cobranças devemos estar prontos a atender o que cobram de nós.

Excelente final de semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

agosto 01, 2023

O caminho se faz durante a caminhada.




Passamos muito tempo de nossas vidas nos perguntando (ou perguntando a quem está à nossa volta) o que devemos fazer para descobrir o melhor caminho a seguir, aquele caminho que nos levará de encontro às nossas grandes aspirações.
. Agimos assim pela crença de que existe alguma resposta, uma espécie de fórmula mágica, um mapa que indique por onde devemos ir.,

.Infelizmente, isso não existe. O poeta já disse que amar se aprende amando e o mesmo pode ser dito quando o assunto é descobrir nosso caminho, nosso norte na vida, ou seja, caminhar se aprende caminhando. Trocando em miúdos, a partir do momento em que nos dispomos a sair do lugar aonde estamos, o caminho começa a se delinear a cada passo que damos.

Como se pode ver, uma gesto simples, uma atitude corriqueira e que. muitas vezes, não demanda grandes esforços, basta lançarmos mão de força de vontade para enfrentar tudo o que se apresenta à nossa frente, principalmente as dificuldades que, com certeza, não serão poucas. Não podemos ficar parados no mesmo lugar à espera que uma estrada, muito bem pavimentada, apareça nos convidando a seguir por ela.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

julho 30, 2023

Antes de tudo, ame a si mesmo(a).



Quase sempre, ,nos esforçamos muito além do que devemos para que as pessoas que vivem à nossa volta gostem de nós, ou simplesmente nos queiram bem.  

Parece ser de vital importância ter certeza desse amor, desse carinho vindo da parte do outro. Há quem seja capaz de tomar atitudes extremas para conquistar aqueles que elege como 'os amores de sua vida', aqueles a quem se dá as chaves do cofre da felicidade.

Ninguém duvida que isso seja legitimo, não é? Afinal de contas, a vida fica mesmo mais fácil de ser vivida se podemos contar com a companhia de pessoas queridas sempre do nosso lado. O problema é que nessa loucura de ser amado (a) a qualquer custa, esquecemos de conquistar o amor, o respeito e confiança da pessoa que mais interessa, ou seja, nós mesmos. 

Antes de desejar ter o amor dos outros, devemos amar a nós mesmos. Se eu me amo, se gosto de mim, se me respeito e quero bem de verdade abro caminho para que aqueles que me rodeiam sintam a mesma coisa por mim. Ninguém gosta de pessoas que não se querem bem. que não se respeitam e não se amam acima de qualquer coisa.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.


julho 27, 2023

Pensamentos e palavras.


A maneira de pensar e o modo de agir definem uma pessoa. Não adianta falar uma coisa quando na verdade deseja outra completamente diferente. É necessário que se tenha coerência entre as palavras que pronunciamos e aquilo que realmente estamos planejando (pensando) realizar. 

Por expressarmos algo diferente daquilo que temos em mente acabamos criando conflitos em nossas vidas que resultam em problemas e entraves que impedem o nosso pleno desenvolvimento. Por exemplo: desejo ser rico e bem-sucedido, mas penso apenas em pobreza, falta, escassez. Dessa forma, em vez de riqueza, vou atrair pobreza, pois é isso que está presente em meu quadro mental.

Devemos tomar cuidado com os nossos pensamentos o tempo todo, não podemos cochilar.  Quem deseja prosperar, deve pensar sempre em fartura, alegria e, sobretudo, deve ser grato. Em sua passagem pela terra, Jesus Cristo fez esse alerta em várias ocasiões. Numa delas, aconselhou-nos a ORAR E VIGIAR. 

Como se pode ser, não é de hoje que somos lembrados da nossa responsabilidade na condução de nossas vidas, na realização de nossos anseios, enfim, na conquista e manutenção de nossa felicidade.. 

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

julho 23, 2023

Tire o NÃO de sua vida, pense POSITIVAMENTE.

Quanto tempo você passa fazendo questão de deixar claro aquilo que NÃO quer? NÃO quero isso, NÃO quero aquilo é o que mais se ouve por aí. O NÃO faz parte de nossas vidas desde cedo. Afinal de contas, a maioria de nós passou praticamente a infância inteira ouvindo essa palavrinha que, infelizmente, ficou gravada em nosso subconsciente.

O resultado é que passamos a ter uma relação muito estreita com o NÃO. Sempre que queremos expressar nossa vontade, em vez de dizermos afirmativamente o que queremos ou desejamos acabamos por botar mais ênfase naquilo que NÃO queremos.

Parece normal, e até seria mesmo, não fosse pelo fato de que o nosso subconsciente, o grande responsável por realizar os nossos desejos e vontades desconhecer o significado de uma oração feita em sentido de negação. Pode soar estranho, mas é exatamente isso que acontece.. 

Quando expressamos um desejo, uma vontade, na verdade, estamos dando uma ordem ao nosso SUBCONSCIENTE, que conhece somente expressões afirmativas. É por isso que vez ou outra somos aconselhados a pensar de maneira positiva.

Pensar positivamente, embora muitos desconheçam, é pensar de forma afirmativa, é expressar (falar, dizer) exatamente aquilo que desejamos que aconteça. Portanto, não diga, NÃO QUERO SER INFELIZ, mas diga; QUERO SER FELIZ, QUERO SER RICO, QUERO SER BEM-SUCEDIDO. 

Abandone de vez as frases negativas, pois NÃO QUERO SER POBRE, na verdade, para o subconsciente, significa que você QUER SE POBRE, entendeu? Tire o NÃO de sua vida, pense POSITIVAMENTE.

Excelente semana para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.

julho 16, 2023

A parte que falta.

Geralmente, as revoluções têm, ou deveriam ter, como principal meta provocar mudanças visando a melhoria da sociedade como um todo. Nesse caso, partimos do pressuposto de que algo não vai bem e precisa ser modificado em prol do bem comum.

Não me apresento aqui a favor de revoluções, sobretudo as armadas, que normalmente provocam mais estragos que melhorias. A revolução a que me refiro é aquela em que cada um de nós deve fazer a partir de si mesmo, levando em conta qual a contribuição que podemos fazer para melhorar aquilo que consideramos estar caótico e à beira de um colapso.

Para mudar transformar a sociedade, precisamos, urgentemente, acabar com essa coisa de culpar sempre o outro pelo que de  ruim acontece. Sabemos que a responsabilidade é de cada um. Se continuarmos insistindo em responsabilizar o outro, perderemos a chance de fazer a nossa parte, pois mesmo que todos à nossa volta façam a sua parte sempre estará incompleto, sempre faltará a nossa parte.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança, paz e fé.