Pesquisar este blog

dezembro 03, 2023

Se eu ganhasse na loteria...

 É comum ouvir alguém dizer que se ganhasse uma bolada na loteria mudaria (para melhor, eu acredito) a vida de todos aqueles que vivem à sua volta. Embora nunca tenha tido notícia de que alguém que ganhou o grande prêmio e cumpriu a promessa, confesso que acho essa uma boa ideia. Afinal de contas, há mesmo muita pobreza no mundo e seria muito bem-vindo que alguém, em podendo, fizesse alguma coisa para que essa triste realidade.

No entanto, não deixo de me perguntar até que ponto é correto intervir na vida das vidas, mesmo que seja com as melhores intenções. É aí que vem à cabeça aquela máxima que diz que é melhor ensinar a pescar que dar o peixe. Ajudar é sempre bom, mas é preciso que as pessoas, antes de qualquer coisa aprendam a criar seus próprios meios de sobrevivência, que saibam 'andar com as próprias pernas' e não fiquem paradas à espera de ajudas que caiam do céu.

Todo ser humano, independente de sua situação social, tem condições de lutar pelos seus objetivos; ninguém é coitadinho. Recebemos, ao nascer, capacidades que precisam ser descobertas e desenvolvidas. É verdade que ninguém nasce sabendo, a vida é um aprendizado constante. Precisamos nos colocar à disposição de aprender, de adquirir novas habilidades e tentar, dentro do possível, acompanhar as mudanças que têm ocorrido, cada vez de forma mais acentuada, à nossa volta.

Se ganhar na loteria, antes de qualquer coisa, ajude a si mesmo (a). Não esqueça que esse prêmio veio para resolver, em primeiro lugar, as suas necessidades. O principal necessitado, nesse caso, era você. E nunca se esqueça também que quando estamos bem, mesmo sem perceber, contagiamos todos aqueles que estão à nossa volta.

Excelente domingo e uma semana bastante produtiva.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.