Pesquisar este blog

Peça: Assunção de Nossa Senhora, Igreja N. S. da Glória ´Lg. do Machado (texto e fotos) e texto da peça A Bíblia.


Assunção de Nossa Senhora.
de Julio Fernando e Bill Sala


PERSONAGENS:
NARRADOR
JOÃO
PEDRO
MARIA MADALENA
ANJO
MARIA DE NAZARÉ
PESSOAS DA COMUNIDADE



A encenação tem início com o palco vazio.

NARRADOR – (ENTRANDO) A história que vamos lhes contar agora se passa nos primórdios do cristianismo, algum tempo depois que o Senhor ressuscitou dos mortos e subiu aos céus diante dos olhares dos apóstolos e de mais de quinhentos discípulos e amigos. Eles, que outrora eram medrosos, após a vinda do Espírito Santo em Pentecostes, passaram a viver, felizes e confiantes, em comunidade. Ali estavam Pedro, Tomé, Tiago, André, Felipe, Bartolomeu, Simão, Judas Tadeu, Mateus, Matias, Tiago, João e algumas mulheres, entre elas Maria Madalena. Eles pregavam o evangelho e repartiam o pão: a eucaristia. E, apesar de todas as dificuldades que enfrentavam os primeiros cristãos, a paz reinava entre eles. (SAI)

(O DIA AMANHECE NA COMUNIDADE. DISCÍPULOS ENTRAM E SAEM. ALGUNS TRAZEM CÂNTAROS DE ÁGUA; OUTROS TRAZEM CESTOS DE PÃES, PEIXES, FRUTAS, VERDURAS E HORTALIÇAS; OUTROS TRAZEM ANIMAIS VIVOS (GALINHAS, PATOS, OVELHAS). MULHERES TRAZEM SUAS CRIANÇAS, OBSEDADOS PROCURAM LIBERTAÇÃO, DOENTES SÃO CONDUZIDOS EM BUSCA DE CURA, ASSSIM COMO CEGOS E ALEIJADOS. HÁ AQUELES QUE VÊM ATRAÍDOS PELA BOA NOVA DO CRISTO, SÃO OS NOVOS CONVERTIDOS. NO CENTRO DO PALCO ESTÁ PEDRO. ELE DEMONSTRA CONTENTAMENTO PELO QUE VÊ. JOÃO ENTRA E SE APROXIMA DELE:)

PEDRO – (PARA JOÃO) Veja isso, João. Os homens partindo para o trabalho: quem pesca vai para o mar, quem lavra e cuida da terra e pastoreia os animais vai para os campos. No final do dia cada um traz o fruto do seu trabalho. As mulheres cuidam das crianças e fazem o pão. Todos são instruídos pela Palavra. (PAUSA) Apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, nossa comunidade prospera. A cada dia temos mais e mais convertidos e a graça de nosso mestre Jesus está entre nós.

JOÃO – O número daqueles que negam que o filho de Deus veio ao mundo para acabar com as trevas do pecado e anunciar a boa nova ainda é grande, mas não vai conseguir abater aqueles que têm o compromisso de continuar a obra do Mestre.

PEDRO – Eles não se cansam de nos perseguir e derramar o sangue inocente daqueles que professam a fé no Cristo. Não devemos esquecer que o Mestre nos alertou que não seria fácil, não é? (PAUSA) Parece que o irmão tinha algo a me dizer.

JOÃO – Sim. Trago boas notícias. Os irmãos que saíram em viagem de pregação mandam dizer que já chegaram à Ásia.

PEDRO – Isso é motivo de muita alegria.

JOÃO – Quem sabe logo não chegaremos à Roma?

PEDRO – O Mestre disse: “Ide ao mundo todo e anunciai o evangelho a toda criatura.” Temos que ir a todos os cantos da terra. Todas as criaturas precisam conhecer a boa nova e os ensinamentos do Mestre Jesus. (ALGUÉM ENTRA CHAMANDO PEDRO. ELE SE DESPEDE DE JOÃO E SAI JOÃO MISTURA-SE ÀQUELES QUE ESTÃO POR ALI E SAI TAMBÉM. POR FIM TODOS SAEM.)

NARRADOR – (VOLTANDO) Assim, sob o comando do apóstolo Pedro, a quem Jesus dera as chaves do seu reino, a igreja de crescia cheia do amor do Mestre e as bênçãos do Espírito Santo. Entre eles não havia diferenças. Homens e mulheres eram tratados como iguais. Todos tinham os mesmos direitos e deveres. E ela, Maria, a mãe do Salvador, estava entre eles. ( SAI)

(NESSE MOMENTO APARECE MARIA. ELA ESTÁ TOTALMENTE ENTREGUE AOS TRABALHOS DA COMUNIDADE. VEM ACOMPANHADA DE OUTRAS MULHERES DA COMUNIDADE E TRAZ UM CESTO DE PÃES, QUE VAI DISTRIBUINDO PELO CAMINHO, AO MESMO TEMPO QUE VAI ABENÇOANDO AQUELES QUE SE APROXIMAM DELA. ELA É SÓ AMOR E BONDADE. O CORTEJO DE MARIA SAI)

NARRADOR – (ENTRANDO) Maria vivia na comunidade. O apóstolo João, o mais amado, cumpriu o compromisso feito ao seu Mestre. Porém, naquele dia algo aconteceu. (SAI)

PEDRO – (ENTRA SEGUIDO DE MARIA MADALENA, QUE PARECE NERVOSA) O que tanto a aflige, Maria Madalena?

MARIA MADALENA – É a Mãe...

PEDRO – O que tem nossa Mãe Maria?

MARIA MADALENA – Ela não foi vista desde o amanhecer. O dia já vai alto e ninguém tem notícias dela. Estará ela na companhia do irmão João?

PEDRO – Creio que não. João passou o dia entre os novos convertidos ensinando-lhes o evangelho.

JOÃO – (ENTRANDO) A paz de Jesus esteja com vocês (PARA MARIA MADALENA) Soube que está a minha procura, irmã.

MARIA MADALENA – A paz de Jesus, irmão. Procuro notícias de Mãe Maria de Nazaré. Não a vejo desde ontem e estou preocupada. Tem notícias dela?

JOÃO – Não. Também não a vi hoje. (PAUSA) Ela deve estar entre as mulheres, envolvida com suas tarefas.

MARIA MADALENA – Foi o que pensei. Mas as mulheres foram as primeiras a sentir sua falta. Maria exerce uma grande liderança junto delas, por isso sua ausência foi logo notada.

JOÃO – (TEMEROSO) Terá ela sido vítima daqueles que não aceitam seu filho Jesus como o Salvador? Não posso deixar que nada de mau lhe aconteça. Jesus confiou a mim a sua guarda. Não posso falhar.

PEDRO – Calma, João. Vamos todos procurar por ela. Ela deve estar pelas redondezas. Com a graça de Deus, a encontraremos.

MARIA MADALENA – Pedro tem razão, João. Ela deve ter se alongado em alguma visita aos irmãos necessitados.

JOÃO – Meu coração me diz que algo aconteceu à ela.

MARIA MADALENA – Não desanime, João. Vamos procurá-la.

PEDRO – Vamos sair pelas vilas procurando por ela. Alguém há de tê-la visto por aí. (OS TRÊS SAEM. CADA UM TOMA UMA DIREÇÃO PELA PLATÉIA (IGREJA). ELES PERGUNTAM POR MARIA, A DESCREVEM, PEDEM INFORMAÇÕES )

NARRADOR – Eles andaram por todos os cantos e recantos. Não houve lugar onde não procurassem por Maria de Nazaré. Não ficou uma só casa onde não batessem procurando pela mãe de Jesus. Em cada casa que entravam mais pessoas se uniam a eles naquela busca. Já era madrugada quando resolveram voltar para a comunidade. (SAI)

(ENTRAM MARIA MADALENA, JOÃO E PEDRO. ELES VÊM DE LADOS OPOSTOS E SE ENCONTRAM NO CENTRO DO PALCO.)

PEDRO – E então?

MARIA MADALENA – Nada. Ninguém a viu. E você, João?

JOÃO – Também, nada. Verdadeiramente, nossa Mãe Maria desapareceu. (TRISTE) Como posso ter deixado isso acontecer? E agora? Como fico diante do meu compromisso com o Mestre? (COBRINDO O ROSTO) Estou muito envergonhado.

MARIA MADALENA – Não fique assim, João.

PRDRO – Vamos fazer o seguinte: você, João, fica aqui na comunidade. Eu e Maria Madalena vamos continuar procurando. Voltaremos com notícias.  (OS DOIS SAEM.)

NARRADOR – (ENTRANDO) Assim, João ficou ali sozinho. Sua amargura era muito grande. Afinal, Jesus confiou a ele a guarda de sua mãe.

JOÃO –  “Filho, eis aí a tua mãe.”

NARRADOR – E lembrando disso, João chora. (SAI)

JOÃO – (SENTA NO CHÃO, SENTINDO-SE ABANDONADO, LEVANTA-SE E CANTA, COMO UM LAMENTO ):

Onde está Maria?
Será que ela nos deixou?
Onde está Maria?
Nunca mais o seu materno amor.
Nunca mais.
Maria, não nos deixe.
Fica com seus filhos, oh mãe!
Não nos abandone.
Não tire de nós o seu doce amor de mãe
Zela por seus filhos,
Mãe que só sabe doar amor.

(APÓS CANTAR, JOÃO VOLTA A SENTAR-SE. ELE CHORA COPIOSAMENTE. SEUS SOLUÇOS SÃO OUVIDOS POR TODOS. DEPOIS, VENCIDO PELO CANSAÇO, DORME.)

ANJO – (SURGE DIANTE DE JOÃO) Ouve João, o que o Senhor tem para te dizer. Eu sou Gabriel e tu és o discípulo amado. O Senhor te confiou uma missão. E em nome de toda humanidade te escolheu como guardião daquela que foi escolhida por Deus. Não te preocupes. A tua missão foi cumprida e o amor do Senhor por ti não cessará jamais, pois Deus é amor. E a Mãe agora está no céu, junto de Deus, com os anjos e com todos os santos. Ela não sofreu a corrupção da morte porque não pecou. Maria foi concebida sem pecado para ser a Mãe do Filho de Deus e foi fiel à Palavra. A sempre virgem Maria, a mais humilde serva do Senhor, agora está exaltada pela Glória de Deus.
Depois que ela dormiu os anjos, arcanjos, querubins e serafins viemos para buscá-la.  E como em sua carne não houve a mancha do pecado, nós a conduzimos para a presença de Deus, pois o Senhor assim determinou. Ela foi coroada pelo próprio Deus, que fez dela Rainha. Rainha dos anjos, Rainha dos homens, Rainha dos Céus e da terra! Agora desperta, João. Conta a todos os seus irmãos. Alegrem-se ainda mais, pois a mãe de todos os homens e mulheres está junto de Deus como a Senhora da Glória. Ela jamais vai desamparar os seus filhos que ainda estão na terra. Jamais.

(O ANJO SAI. JOÃO DESPERTA. JÁ NÃO ESTÁ MAIS TRISTE, ANTES TEM UM SORRISO ESTAMPADO NO ROSTO.)

JOÃO – Venham todos, venham. Algo maravilhoso aconteceu. (GRITA) Venham todos.  (COMEÇAM A SURGIR IRMÃOS DE TODA PARTE, ATRAÍDOS PELO CHAMADO DE JOÃO. ENTRE ELES ESTÃO PEDRO E MARIA MADALENA. EM POUCO TEMPO, HÁ UMA MULTIDÃO DIANTE DE JOÃO. ELE CONTINUA FALANDO E DE REPENTE SURGE MARIA, REVESTIDA DE TODA A CLÓRIA, DIANTE DOS OLHOS DE TODOS. ELA É ASSUNTA AOS CÉUS LEVADA PELOS ANJOS. NESSE MOMENTO TODOS ENTOAM O HINO DE NOSSA SENHORA DA GLÓRIA. É UM MOMENTO DE MUITA EMOÇÃO.):

GLÓRIA À VIRGEM MARIA, QUE VEIO EM NOME DO SENHOR.
TRAZER PARA NOSSA ALEGRIA O PURO AMOR, O PURO AMOR.

GLÓRIA AO SENHOR DA GLÓRIA, GLÓRIA E RESPLENDOR.
GLÓRIA ÀQUELA QUE VEIO EM NOME DO SENHOR

GLÓRIA À VIRGEM MARIA NOSSA MÃE TÃO TERNA E BOA
QUE NO CÉU, OUVINDO ANJOS, NOS ABENÇOA. NOS ABENÇOA.

GLÓRIA À VIRGEM MARIA, ESCOLHIDA MÃE DE DEUS.
QUE ACOLHE A HUMANIDADE, OS FILOS SEUS, OS FILHOS SEUS.

GLÓRIA À VIRGEM MARIA, TESTEMUNHA DA VITÓRIA.
QUE NO CÉU FOI COROADA COM TODA GLÓRIA, COM TODA GLÓRIA.

NARRADOR – (SAINDO DO MEIO DA MULTIDÃO) Do alto, Maria abençoa e intercede junto a Jesus por seus filhos.

Fim































A BÍBLIA
(Ou O livro)
De Julio Fernando e Bill Sala

HOMEM ESTÁ SENTADO NUM BANCO COMO SE ESPERASSE POR ALGUÉM QUE ESTÁ DEMORANDO MUITO PARA CHEGAR. DO SEU LADO HÁ UM BANCO VAZIO.

VOZ (OFF) Num lugar qualquer havia um homem sentado num banco. Não era jovem nem velho. Não era padre, pastor ou sacerdote. Era apenas um homem. Do seu lado, um banco vazio. O homem parecia estar aguardando alguém. De repente... (ENTRA UM JOVEM QUE PARECE CANSADO, CHEGA MESMO A ESTAR OFEGANTE. VESTE-SE COM SIMPLICIDADE E TRAZ APENAS UMA BOLSA ATRAVESSADA NO CORPO.

HOMEM – Parece cansado, meu jovem. Sente-se. Descanse um pouco.

JOVEM – (SENTANDO-SE) Venho de muito longe.

HOMEM – O que busca nestas terras?

JOVEM – Atravessei cidades e vilas, florestas, vales e campinas, terras férteis e desertos, rios e oceanos em busca de conhecimento, fé e espiritualidade.

HOMEM – E por que acha que vai encontrar essas três coisas aqui?

JOVEM – Foi me dito que o senhor as detém. (PAUSA) O que preciso fazer para também possuí-las? Diga. Estou disposto a qualquer coisa.

HOMEM – Basta ter vontade e perseverança.

JOVEM – Só isso?

HOMEM – Acha pouco?

JOVEM – Não. Apenas pensei...

HOMEM – Que teria que fazer grandes sacrifícios, deixar sua terra, sua gente...

JOVEM – Isso mesmo.

HOMEM – Deus nos fala a todo momento e em qualquer lugar. Basta ter ouvidos atentos e ouvir. (PAUSA) Existe um livro, o maior de todos... Ele foi escrito em grego e hebraico e alguns homens dedicaram suas vidas em fazê-lo numa linguagem mais próxima do povo. Ao resultado desse trabalho deram o nome de Vulgata. E um desses homens foi Jerônimo, que mais tarde viria a ser santo da igreja católica. Quando, muitos séculos depois, Gutenberg inventou a prensa, ele foi o primeiro livro a ser impresso. (NESSE MOMENTO ENTRA O PRIMEIRO ATOR)

ATOR I – Felizes os íntegros em seus caminhos, os que andam conforme a lei do Senhor. Felizes os que guardam seus testemunhos sem praticar iniqüidade. Que meus caminhos sejam firmes. Então eu não terei vergonha ao considerar todos os teus mandamentos. Eu te celebrarei com um coração reto. Como um jovem manterá puro o seu caminho?  Vivendo segundo a tua palavra. Eu te busco de todo o meu coração. Bendito sejas, Senhor, ensina-me os teus estatutos. ( SAI O PRIMEIRO ATOR )

JOVEM – Que livro é esse? Posso conhecê-lo? Onde está?

HOMEM – Calma, meu jovem. (PAUSA) Esse livro traz a criação: como Deus criou o mundo e tudo o que nele há. Fala do primeiro homem, Adão, a primeira mulher, Eva, o paraíso e como o homem o perdeu através do pecado. Fala da povoação da terra: Caim, Abel... O tempo passa e chegamos a Abraão e seu filho Isaque. De Isaque chegamos a Esaú e Jacó. De Jacó às doze tribos de Israel, o povo hebreu.

JOVEM - Povo escravizado no Egito dos Faraós.  

HOMEM – Deus fala com Moisés na sarça ardente e, juntamente com Aarão, Moisés retira o povo da escravidão do Egito e o conduz à terra prometida. O pacto do Deus único com seu povo, a arca da aliança. Impaciente, o povo constrói o bezerro de ouro, mas Deus entrega a tábua dos dez mandamentos a Moisés, no Monte Sinai. (ENTRA O SEGUNDO ATOR)

ATOR II – Senhor a tua palavra é para sempre, ela está firmada no céu. Tua justiça é para sempre e o tua lei é a verdade. Tua verdade continua de geração em geração. Tudo existe até hoje conforme tuas normas. Tuas mãos me fizeram e firmaram. A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho. Eu anseio pela tua salvação . como amo a tua lei. Eu a medito todo dia. Levanto-me à meia noite para te celebrar. Esta é a parte que me cabe: observar os teus preceitos. Tu és justo e tuas normas são retas. (SAI O SEGUNDO ATOR)

HOMEM – No livro tem história através de Josué...

JOVEM – O que entrou com o povo hebreu na terra prometida.

HOMEM – História através dos Juizes, de Rute, de Samuel...

JOVEM – A quem Deus chamou três vezes.

HOMEM – História através dos Reis, das Crônicas, de Esdras,de Neemias, de Tobias. De Judite, de Ester ...

JOVEM – A mulher que se sacrificou pelo seu povo.

HOMEM – E história através de Macabeus. Todos exemplos do amor de Deus pelo seu povo. Também tem poesia e conhecimento com Jô.

JOVEM – Que teve sua fé testada por Deus.

HOMEM – Poesia e conhecimento nos Salmos do Rei Davi

JOVEM – O mais novo dos filhos de Jessé, escolhido por Samuel para ser o Rei.

HOMEM – Poesia e conhecimento com Salomão.

JOVEM – Filho de Davi, a quem Deus deu sabedoria e que venceu a Rainha de Sabá.

HOMEM – Poesia e conhecimento nos Provérbios, no Eclesiastes, no Cânticos dos cânticos, na Sabedoria do Rei Salomão, no Eclesiástico. (ENTRA O TERCEIRO ATOR.)

ATOR III – Afastai-vos de mim, perversos. Eu vou guardar os mandamentos de Deus.

JOVEM – Quem é este?

HOMEM – Representa os profetas.

JOVEM – Parece nervoso.

HOMEM – O povo não para de pecar e cometer iniquidades.

ATOR III – ... Senhor, é tempo de agir. Eles violaram a tua lei! Perseguidores infames se aproximam. Eles se afastam de tua lei. Vi os traidores e fiquei desgostoso. Detesto e abomino a mentira e amo a tua lei. Detesto os corações divididos e amo a tua lei.  O meu zelo me consome, pois meus adversários esquecem tuas palavras.  Meus opressores e meus perseguidores são numerosos. Os ímpios estendem um laço para mim: os laços dos ímpios me envolvem. Angústia e opressão me atingiram. Antes de ser afligido eu andava por caminhos maus. Para mim é bom ser afligido para aprender os teus estatutos. Eu sei, Senhor, que tuas normas são justas e que por fidelidade me afliges. (SAI O TERCEIRO ATOR)

HOMEM – São os profetas: o profeta Isaías...

JOVEM – A ovelha pastará com o lobo e a criança colocará a mão no buraco da serpente.

HOMEM – O profeta Jeremias...

JOVEM – Quanto sacrifício se pode suportar em nome da fé.

HOMEM – Os profetas Baruc, Ezequiel, Daniel...

JOVEM – O que esteve na cova dos leões e nada sofreu.

HOMEM – Os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas...

JOVEM  - O que sobreviveu na barriga do peixe

HOMEM – O homem sempre tenta fugir ao chamado do Pai. Mas a sabedoria de Deus é infinita. (PAUSA)

JOVEM – Fale mais. Quero saber tudo sobre esse livro tão formidável.

HOMEM – Tem certeza? Porque ninguém fica do mesmo jeito após absorver os ensinamentos desse livro.

JOVEM – Sim, eu tenho certeza. Dá-me desse maná caído do céu.

HOMEM – (ENTUSIASMADO) Então vamos prosseguir. Onde estávamos mesmo?

JOVEM – Nos profetas.

HOMEM – Sim. Temos ainda os profetas Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. (ENTRA O QUARTO ATOR)

ATOR IV – Que a tua misericórdia venha até mim e eu viverei. Clamo a ti, salva-me!.  Eu guardei teus testemunhos. Eu pertenço a ti, salva-me! Tu és o meu abrigo e meu escudo. Eu espero por tua palavra.  Desvio os meus pés de todo caminho mau. É grande a paz dos que amam a tua lei, para eles não existe um tropeço. Jamais vou esquecer os teus preceitos, pois é por eles que me fazes viver. Teus mandamentos são as minhas delícias.  Teus estatutos são os meus conselheiros. (SAI O QUARTO ATOR)

HOMEM – Os profetas eram os arautos de Deus na terra.  Coube a eles manter viva a fé sempre vacilante do povo e anunciar a encarnação do filho de Deus.

JOVEM – E João Batista, o que comia mel e gafanhotos?

HOMEM – Ele preparou o caminho para a chegada do filho de Deus. “Eu batizo com água, mas ele batizará pelo Espírito Santo”. (ENTRA O QUINTO ATOR)

ATOR V – Que o teu amor venha até mim, Senhor, e a tua salvação conforme a tua promessa. Ilumina a tua face para teu servo. Alegro-me com a tua promessa, como quem acha um grande tesouro. Teus estatutos são cânticos para mim. Vou cantar com facilidade. Abro minha boca e aspiro, pois anseio pelos teus mandamentos. Sete vezes por dia eu te louvo por causa dos teus mandamentos. Que os que temem a ti venham a mim com alegria. Eu me associo a todos os que temem e observam tuas normas. A descoberta de tuas palavras ilumina e traz discernimento aos simples. Eu sou um estrangeiro na terra e espero a tua salvação. A terra está cheia do teu amor, ensina-me os teus estatutos. (SAI O QUINTO ATOR)

HOMEM – Deus manda o seu próprio filho à terra para salvar a humanidade.

JOVEM – São os evangelhos que narram a vida, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo?

HOMEM – Sim. Jesus: a maior prova do amor de Deus por nós. Através de uma mulher, Maria, o Verbo de Deus veio ao mundo. (PAUSA) Estas passagens estão em Marcos, Mateus, Lucas, João e Atos dos Apóstolos. Tem também as epístolas de Paulo, em número de treze. As epístolas de Tiago, Pedro, João e Judas.

 JOVEM – O que dizem essas epístolas?

HOMEM – Ah, a história da propagação dos ensinamentos do Mestre Jesus Cristo pelo mundo.  Paulo e Pedro, os pilares do cristianismo. E fechando esse livro magistral, o Apocalipse de João.

JOVEM – O temível fim dos tempos.

HOMEM – O homem que busca conhecimento, fé e espiritualidade nos caminhos do Pai, nada precisa temer.

JOVEM – Onde está esse livro? Preciso conhecê-lo para poder estudá-lo, absorver suas palavras, seus ensinamentos. Dê-me esse livro ou ensina-me como encontra-lo, por favor. (ENTRAM QUATRO ATORES. ELES TRAZEM VELAS NAS MÃOS E CADA UM ENTRA QUANDO O OUTRO TERMINA DE FALAR. NO FINAL ENTRA UM QUINTO ATOR COM A BÍBLIA. ELES SE POSICIONAM DE FORMA QUE A BÍLBIA FIQUE NO CENTRO)

ATOR I - Que meu grito chegue a tua presença, Senhor.  Dá-me discernimento conforme a tua palavra.

ATOR II – Que minha súplica chegue a tua presença, Senhor. Liberta-me conforme a tua promessa.

ATOR III – Que meus lábios publiquem o louvor, pois tu me ensinas os teus estatutos.  Que minha língua cante a tua promessa, pois teus mandamentos são justiça.

ATOR IV – Que eu possa viver para te louvar e tuas normas venham socorrer-me. Eu desvio como ovelha perdida: vem procurar teu servo.

ATOR V – Sim, eu nunca esqueço os teus mandamentos. (OS ATORES PERMANECEM EM SUAS POSIÇÕES)

JOVEM – (VAI ATÉ A BÍBLIA) Posso tocá-lo?

HOMEM – Sim.

JOVEM – (DECEPCIONADO) Mas esse livro é a Bíblia.

HOMEM – Você a conhece?

JOVEM – Trago-a sempre comigo. (TIRA UMA BÍBLIA DA BOLSA) Aqui está. Minha mãe me deu quando saí de casa. Disse que eu não deveria me separar dela nunca.

HOMEM – Que mulher sábia é sua mãe. Só que ela se esqueceu de dizer que você deveria mergulhar em seus ensinamentos. Não basta tê-la por perto. (PAUSA) Veja que ironia: você trazia consigo a fonte do conhecimento e não se dava conta disso. Estava com sede diante da fonte. (APONTA PARA A BÍBLIA) Aqui você tem o conhecimento, os exemplos de fé e a espiritualidade que tanto procura. (OS ATORES SAEM COM AS VELAS E A BÍBLIA)

JOVEM – (TRISTE) Como pude vir de tão longe, se ela estava tão perto de mim?

HOMEM – Não se preocupe, meu jovem. Como você muitos têm essa relação com a Bíblia: a tratam como um livro que não se deve ler apenas manter por perto num lugar de destaque da sala ou na estante. A palavra de Deus precisa ser tocada, manuseada, buscada, sentida, vivida.

JOVEM – Então minha viagem foi em vão?

HOMEM – Nada disso, meu jovem. Não se diz que Deus escreve certo por linhas tortas? (PAUSA) A sua caminhada ainda é longa. Não desanime. Por hora, volte para sua terra, para sua gente e dedique-se ao estudo e vivência da palavra de Deus.

JOVEM – (PREPARANDO-SE PARA PARTIR) Posso lhe dar um abraço?

HOMEM – É claro. (OS DOIS TROCAM UM ABRAÇO AFETUOSO)

JOVEM – Obrigado por tudo.

HOMEM – (APONTANDO PARA A BÍBLIA NA MÃO DO JOVEM) Não a perca de vista nunca.

JOVEM – (BEIJA A BÍBLIA) Ela estará sempre comigo. (O JOVEM COLOCA A BÍBLIA EM SUA BOLSA E SAI. O HOMEM VOLTA A SENTAR-SE.)

VOZ (OFF) – Num lugar qualquer havia um homem sentado num banco. Não era jovem nem velho. Não era padre, pastor ou sacerdote. Era apenas um homem. Do seu lado havia um banco vazio. Ele parecia estar aguardando alguém. De repente... (ENTRA UM NOVO PEREGRINO. REPETE-SE A MESMA SITUAÇÃO INICIAL.)

MÚSICA.

FIM.