Pesquisar este blog

maio 14, 2020

13 de maio.

Sei que já passou (13 de maio foi ontem), mas não podia deixar a data passar em branco. Afinal, ela é muito importante, seja para católicos ( foi o dia em que Nossa Senhora, a mãe de Jesus, apareceu para os três pequenos pastores na cidade de Fátima, em Portugal), para os umbandistas (é dia de se prestar homenagem aos Pretos Velhos, entidades que, despeito de todos os percalços enfrentados quando estiveram encarnados, usam essa vestimenta para fazer a caridade) e para a comunidade afro-brasileira, eufemismo para raça negra (pois é o dia em que depois de mais de trezentos anos de uma escravidão cruel, a princesa Isabel, filha do imperador dom Pedro II, assinou a abolição da escravatura).
Tela para Quadro 50x70 - Nossa Senhora de Fátima no Elo7 | Monte ...Os três fatos, fora tantos outros que com certeza não são mencionados, fazem com que esse dia tenha uma importância imensurável. Nossa Senhora de Fátima é símbolo de fé e graça para católicos e não católicos e, por si só, já faz o dia ter uma aura toda especial. Guardo da minha infância uma imagem  (estampa) da santa pairando sobre um arbusto e três crianças ajoelhadas em adoração que minha mãe (católica fervorosa) mantinha na sala de casa. e, diante da qual, rezávamos o terço.







Resultado de imagem para imagem de preto velho na umbanda
Os Pretos Velhos nem se fala; são seres que povoam o imaginário de muita gente. Muitos, incluindo aqueles que visitam suas tendas e têm a graça de ouvir seus conselhos, não conseguem compreendê-los em sua essência. Difícil entender como alguém alquebrado pelo sofrimento do mundo, venha a esse mesmo mundo trazer consolo e esperança. Essa é, sem dúvida, a sua maior mensagem: perdoar sempre.



Após 130 anos da abolição da escravatura do Brasil, Goiás não tem ...










Por último, mas não menos importante, é a comemoração da abolição da escravatura. Talvez seja o dado triste do dia; não há, nem nunca houve, motivo para se comemorar. Primeiro porque a abolição, como todos sabemos, veio atrasada, de forma atrapalhada, sem dar garantia de como os libertos viveriam e acabou criando um mal ainda maior para aqueles que viviam esse jugo terrível. Desde então os "ex-escravos" vivem tentando fazer a verdadeira abolição da escravatura, dar o verdadeiro grito de liberdade e assumir seu protagonismo, pois não possível vivermos eternamente como coadjuvantes na nossa própria história.
Seja como for, 13 de maio é um dia para refletirmos. Principalmente em dias de pandemia quando precisamos das graças de Nossa Senhora de Fátima, dos conselhos certeiros de um Preto Velho e de nos libertarmos dos grilhões da ignorância.

Bom dia!