Pesquisar este blog

julho 03, 2022

Empatia, mais que uma palavra bonita.

 


Nos últimos tempos  se tornou moda falar de empatia. Vira e mexe vemos alguém ser acusado de não ter tido 'empatia'. É claro que muita gente sabe o que significa essa palavra, mas não é difícil imaginar que muitos ficam se perguntando que diabos é ter empatia.

Bem, muitos vão ficar de queixo caído quando descobrir que essa 'palavrinha difícil' nada mais é que o nosso velho conhecido 'coloque-se no lugar do outro, sinta suas dores e angústias, experimente até mesmo suas pequenas alegrias e somente aí veja se é mesmo capaz de criticar ou condenar'.

Quem de nós nunca ouviu ou usou essa frase ao ver alguém julgar e condenar quem tenha cometido um crime, um deslize considerado imperdoável. Mesmo assim, a toda hora, esquecidos de que todos somos passíveis de cometer erros, nos colocamos no papel de juízes implacáveis.

Portanto, se ouvir dizerem que faltou 'empatia' no seu julgamento saiba que estão dizendo simplesmente que você não se colocou no lugar daquele (a) quem está julgando. 

Sem esquecer que empatia não é apenas uma palavra bonita ou algo para se dizer da boca para fora, se colocar no lugar do outro é, acima de qualquer coisa, vestir a sua pele, 

Bom domingo e excelente semana para todos.