Pesquisar este blog

fevereiro 10, 2021

Certo e errado.

Vivemos um tempo em que agir de forma correta ou incorreta não é uma questão de bom senso e discernimento, mas uma questão de ponto de vista. A noção de certo e errado foi posta de lado e passou a ser ditada pela conveniência de cada um. Não basta que os fatos comprovem a incorreção do ato; o que conta é a visão daquele que o cometeu, ou seja, sempre estamos prontos a perdoar a nossas falhas.

Onde chegaremos agindo assim? Difícil saber, não é mesmo? Muitos acreditam que o importante é não fazer mal a ninguém. Agindo dessa forma, cada um está livre para fazer o que bem entender. Não acredito que essa seja a melhor maneira de guiarmos nossos caminhos nessa vida. Mesmo porque, não é fácil saber em que momentos nossas atitudes não estão realmente prejudicando as pessoas com as quais convivemos e também aqueles que, embora distantes, são influenciados direta e indiretamente por elas.

Levados por essa maneira de agir e pensar acabamos, na maioria das vezes, agindo de maneira egoísta, pois não nos damos conta de que vivemos numa sociedade onde todos precisam ser, mais que ouvidos, ser respeitados; a vontade de cada um necessita ter o mesmo peso. Não podemos impor nosso modo de viver, nossa visão de mundo e, sobretudo, querer que o mundo funcione da forma como desejamos.

É preciso que entendamos que somos pessoas com qualidades e defeitos e passíveis de erros e acertos. Ninguém é pior nem melhor do que ninguém; todos às vezes acerta e erram. Quando erramos não somos as pessoas mais indicadas para nos julgar.  O respeito ao outro sempre é o melhor caminho para descobrir se estamos certos ou errados nessa ou naquela atitude que tomamos.


Boa noite!