Pesquisar este blog

novembro 15, 2023

O mundo de Sofia.

 


Infelizmente não é uma tradição o ensino de filosofia, ou mesmo princípios filosóficos, nas escolas brasileiras. Pelo contrário. Falar de filosofia sempre é visto como 'assunto-cabeça', conversa de maluco. 

Pena que ainda seja assim, não é mesmo? O ensino de filosofia nas escolas abriria os horizontes de nossos estudantes, fazendo com que tivessem uma visão mais abrangente do mundo, não somente para prestar exames para entrar na faculdade, mas para a vida em geral. 

Existem, felizmente, livros que tentam preencher esse vazio de nossos currículos escolares e um deles é 'O mundo de Sofia', de Jostein Gaarder.  Lançado nos anos noventa, do século vinte, o livro narra a relação entre um professor de filosofia e sua aluna, Sofia. 

Através de uma história bem amarrada o autor percorre o caminho da filosofia, desde os pré-socráticos até os nossos dias. Dessa forma, qualquer pessoa, mesmo que nunca tenha ouvido a falar de Demócrito, Heráclito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, Hegel e tantos outros, poderá conhecer essas figuras fundamentais para compreensão do universo que nos rodeia.

Não tenho a menor dúvida de que se o ser humano buscasse se inteirar mais dos assuntos pertinentes à filosofia o mundo seria um lugar muito melhor de se viver. Por isso, essa é a hora.  'O mundo de Sofia' pode ser um bom começo e está na internet, de graça. São quase novecentas páginas, mas vale o sacrifício.  

Boa leitura.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.