Pesquisar este blog

março 13, 2022

Mentiras inocentes.


Dizem por aí que mentiras inocentes não fazem mal, pois ninguém consegue ser verdadeiro o tempo todo. É bem possível que isso seja verdade. No entanto, é preciso lembrar que mentir, como quaisquer outros 'pequenos delitos', pode facilmente se transformar em vício. Contamos uma pequena mentira aqui outra ali e quando vemos estamos enredados até o pescoço.

Também não se pode esquecer que uma mentira, por mais inocente que seja, sempre envolve outras pessoas. Se mentimos é porque temos necessidade de tornar verdade aquilo que de fato não é e isso, na maioria dos casos, desmente o que outra pessoa disse ou fez. Portanto, nunca é demais levar em conta que não estamos sozinhos no mundo.

Entretanto, sejam quais forem as consequências de nossas mentiras inocentes na vida daqueles nos rodeiam, o problema se torna muito maior quando, além de mentir para as pessoas do nosso convívio, mentimos para nós mesmos. Muitas vezes, fazemos isso com a melhor das intenções, pois a realidade nem sempre é fácil de ser encarada ou digerida a seco. 

Não se pode esquecer que corremos o risco de perder o pé da realidade e passarmos a viver num mundo paralelo. Por mais difíceis que sejam os problemas que enfrentamos, encarar a verdade é sempre o melhor caminho. Enfrentar nossos problemas na tentativa de superá-los é a melhor forma de ficar forte para seguir em frente. A mentira, bem intencionada ou não, serve apenas para nos enfraquecer cada vez mais e nos tornar desacreditados diante daqueles que nos cercam e de, o mais grave, de nós.

Bom domingo e excelente semana.