Pesquisar este blog

novembro 02, 2024

Finados: dia de celebrar a vida.

Tradicionalmente, Finados é considerado um dia de tristeza e lamentação. É quando a maioria das pessoas, mesmo aquelas cujas perdas aconteceram há muito tempo, voltam a sofrer por seus entes queridos que já não se encontram neste plano da existência.

Esse tipo de comportamento sempre foi visto como normal e é até mesmo bem vistos pelas pessoas, pois seria uma forma de demonstrar que o amor e a afeição pelo morto continuam intactos. Não creio que isso seja o mais recomendável, uma vez que já devíamos ter nos conscientizado de que a morte não é um eterno 'vale de lágrimas' como imaginamos.

Antes de qualquer coisa, a morte representa pura e tão somente o fim de nossa passagem pela terra, nada mais que isso. Após a morte resta-nos a alma, o espírito que animava o nosso corpo, que continua sua caminhada. Portanto, embora não se possa esquecer que a dor da separação deva realmente ser levada em conta, não há motivos para tanta lamentação, para vivermos num luto perpétuo.

Assim como quem fica na terra segue a sua vida sem aquele ente querido que partiu, também o ente querido segue o seu caminho. Orações e bons pensamentos em relação à pessoa que partiu são sempre bem--vindos, mas lágrimas e murmuração apenas atrapalham.

Em vez de sofrer, devemos agradecer àqueles que partiram antes de nós pelo bem que nos fizeram e por terem feito parte de nossas vidas. Sempre levemos em conta que a morte é apenas uma mudança de estágio. A vida continua, não para nunca. Também nunca podemos esquecer que não existe separação, estamos todos sempre juntos, ainda que em pensamento.

Bom final de semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.