Pesquisar este blog

dezembro 13, 2020

Pelé e Maradona no céu.



Toda vez que morre um artista ou esportista ouvimos alguém dizer que aquela pessoa está no céu fazendo isso aquilo: se for cantor ou cantora, passará a eternidade dando canja; esportista, praticando sua modalidade de esporte, ator ou atriz atuando, bailarinos, dançando; e vai por aí. Uma frase muito usada nessas ocasiões ´´e: "O céu está em festa.", geralmente sacada quando morre um sambista ou comediante.

Porém, dessa vez, o jogador de futebol Pelé resolveu inovar afirmando em suas redes sociais, diante da noticia da morte do também jogador de futebol Maradona, que pretende se encontrar com o colega no céu para juntos jogarem bola. Olha, a afirmação passa, no mínimo, que alguém que morre nas condições em que morreu o craque argentino estaria apto para sair correndo por gramados tão logo chegasse ao "céu". Como se jogadores de futebol, atristas, etc. se ascendessem às altas esferas celestes simplesmente porque exerceram aqui na terra esses ofícios, em detrimento de simples mortais como nós.

Grande equívoco ou simples pretensão, difícil julgar. O que se pode afirmar é que ninguém, famoso ou anônimo, sai da terra diretamente para "céu". Ainda mais em se tratando de pessoas que tendo nascido com dons especiais fizeram disso o seu motivo de queda e não de ascensão espiritual. Aprendemos que àqueles aos quais muito foi dado muito será exigido. Improvável que pessoas como os dois ídolos do futebol por terem alegrado as torcidas dos times pelos quais jogaram estivessem aptos para tal, despeito de suas vidas errantes; futebol e fama não são passaportes para o paraíso.

Bem verdade que Pelé apenas reproduziu uma crença que muitos têm de que quando morrerem vão direito para um lugar especial por que tiveram uma vida de destaque aqui na terra. Ouso dizer que é exatamente por esse motivo que dificilmente esse desejo se concretizará. Temos um longo caminho a percorrer antes de ir para o "céu". Primeiro teremos de nos despir de todas as nossas vaidades, vícios e arrogância.


Boa semana