Pesquisar este blog

maio 01, 2022

Coitadinhos ou a cultura do 'coitadismo'.

 Nos últimos anos, talvez na esteira do 'politicamente correto' vem crescendo a ideia de que todo mundo é 'coitadinho'. Nem é necessário que o 'coitado(a)' seja realmente alguém que foi vítima de alguma maldade ou fatalidade. Pode até mesmo ser um artista que depois de mais trinta, quarenta anos de contrato (muito bem pago, geralmente) foi dispensado pela emissora em que trabalhava. No mesmo instante a internet é inundada de declarações de pesar e o artista se torna o 'coitadinho' da vez,

Parece que vivemos num mundo em que todos são feitos de açúcar. Ninguém pode sofrer a menor contrariedade, o menor revés. Sabemos que isso não é verdade. Nada dura para  sempre. A ida não é um mar de rosas. Enfrentar momentos difíceis faz parte da caminhada de todos nós.

É lógico que podemos lamentar os infortúnios enfrentados por amigos e conhecidos. O que não podemos é julgar que essas pessoas sejam especiais e que nada lhes pode acontecer. Ninguém é tão coitadinho que não esteja preparado para enfrentar e vencer os problemas. Chega de ver coitados por todo lado.

Mesmo as pessoas que realmente estão passando por situação difícil ou que nunca dão sorte na vida não são coitadas. Alguém já disse que Deus dá o frio de acordo com o cobertor e podemos crer que isso é verdadeiro. Embora muitas vezes não tenhamos consciência, sempre estamos preparados para enfrentar os problemas que aparecem em nosso caminho.

Se você tem o hábito de se fazer de vítima desista disso. Esse é o maior autoengano de todos. Acione sua força interior, sua capacidade de resiliência e encare o que encontrar plena frente. Você pode tudo. Coitado (a) é a 'vovozinha'.

Bom domingo e excelente semana.