Pesquisar este blog

fevereiro 11, 2024

A alegria está no ar.



Através dos tempos, a festa popular chamada 'carnaval' desperta ódios e paixões. Há aqueles que têm verdadeira paixão pela festa e esperam essa época do ano com impaciência, muitos a antecipam ou são capazes de inventar qualquer pretexto para os já famosos 'carnavais for de época', mas é preciso levar em conta que, ao mesmo tempo que conquista cada vez maia adeptos, a festa arrebanha detratores empedernidos, que tudo fazem para demonizá-la.

Seja como for, o que sabemos é que o carnaval resiste ao tempo e às tentativas de transformá-la numa manifestação do caos e da desorganização e se firma, cada vez mais, como um momento em que o povo, despeito de todos os problemas e dificuldades que enfrenta no dia a dia, se permite, durante quatro dias, viver uma espécie de catarse coletiva. É como se a alegria, ousaria dizer felicidade, tivesse marcado hora e lugar para acontecer.

Essa sensação fica muito clara na euforia e agitação com que a maioria se precipita para os locais de concentração dos blocos, muitas vezes, vindo de lugares distantes, como se o toque mágico dos instrumentos as atraísse numa forma de encantamento. Pena que dure tão pouco, pois logo chega a quarta-feira de cinzas anunciando que a realidade está de volta. 

Porém, é sempre bom lembrar, o outro ano logo chegará trazendo a alegria de volta. Além disso, nunca podemos esquecer que a qualquer momento que bater aquela saudade, por um motivo ou outro, a festa poderá ser trazida de volta e mais uma vez todos serão felizes como  nunca.

Bom carnaval para todos.

Aprecie com moderação.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO..