Pesquisar este blog

fevereiro 12, 2023

Você não é uma ilha.


É indiscutível que as tecnologias modernas vieram para facilitar a vida da humanidade. Afinal, esse fato se torna flagrante a cada instante e os exemplos são incontáveis. Na verdade, não conseguimos fazer mais nada sem a utilização de alguma máquina. 

Essa revolução tecnológica, sem dúvida, foi um divisor de águas e se tornou difícil até mesmo imaginar como era a vida antes de todas essas traquitanas, de certa forma tão temidas, que entraram de vez em nossas vidas.

Dizem que todo remédio tem efeitos colaterais e esse mar de novidades em que estamos mergulhados, em alguma medida, pode acabar por nos afogar. Ao nos relacionar de forma tão constante com as máquinas inevitavelmente nos afastamos das pessoas de carne e osso que estão bem do nosso lado. 

Trocamos o calor de uma relação com pessoas reais pelo contato frio e sem rosto com a máquinas. O preço de tudo isso é o afastamento, o isolamento que acabamos por nos impor. Viramos 'ilhas' rodeadas de gente por todo lado.

A tecnologia é um avanço que veio diminuir o tempo de espera, as distâncias, trazer o acesso de todos ao saber e ao conhecimento, ou seja. veio democratizar o mundo, tirando-nos da 'caverna' definitivamente, mas não pode nos transformar em ilhas perdidas em meio a uma multidão de outras ilhas. 

Não devemos esquecer que somos pessoas e precisamos nos relacionar, nos tocar, nos sentir. Nada pode suprir o calor de um abraço, um aperto de mão ou um beijo.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança e fé.