Pesquisar este blog

novembro 24, 2020

Compromisso de dizer a verdade.



Parece que há um consenso de que ser sincero é, antes de qualquer coisa, falta de educação, falta de jeito, de compaixão, grosseria mesmo. Por esse motivo, se tornou comum as pessoas, quase nunca, dizerem a verdade. Passamos a maior parte do tempo dizendo exatamente o contrário daquilo que pensamos; dizemos que gostamos do que não gostamos, chamamos o feio de bonito, o ruim de bom, enfim, somos falsos e hipócritas apenas para não correr o risco de desagradar.

Agora, cá pra nós, você acha que essa é a melhor forma de agir? É justo assumirmos uma postura falsa, dizer coisa que não pensamos somente para ficarmos bem com todo mundo, pagando o alto preço de ficarmos mal consigo mesmos? Creio que não. É bem verdade que ninguém deve sair por aí bancando o "eu sou sincero". Não vale a pena magoar as pessoas gratuitamente. Porém precisamos deixar claro que, embora não tenhamos o direito de nos meter na vida de ninguém, pensamos e agimos de forma diferente. 

O que não se pode é fazer cara de paisagem para tudo. A todo momento vemos que bastaria uma palavra nossa para que alguém deixasse de se envolver em alguma enrascada. No fundo, acabamos sendo cúmplices de muita coisa que acontece ao nosso redor simplesmente porque optamos por não nos meter, pois não é da nossa conta. É da nossa contas sim. Tudo o que acontece no mundo é da nossa conta. Não há nada que aconteça que não acabe nos afetando de um jeito ou de outro.

Portanto, se queremos que o mundo seja um lugar melhor para viver, devemos começar tornando-o mais verdadeiro. Manter a paz a custa de mentiras e falsidades será sempre algo temerário; a paz do mundo começa nos nossos convívios pessoais, e devemos, sim, fazer de tudo para que isso aconteça, mas sem colocar em risco nossa compromisso com a verdade.