Pesquisar este blog

julho 24, 2022

Justa medida.


Sempre acreditei que merecesse ganhar tudo aquilo que pretendia por me julgar ser uma pessoa boa, justa, honesta e cumpridora de seus deveres e obrigações, virtudes que julgava me credenciassem para tal..

Com o passar dos anos, acabei descobrindo que a coisa não era bem assim. Não há, necessariamente, nenhum mérito em ser bom, justo, honesto e cumpridor de meus deveres e obrigações, uma vez que esses princípios devem ser a base de qualquer ser humano.

Essa constatação me levou a entender também que receber as benesses da vida implica em, na mesma medida, doar. Quando ganho alguma coisa, me comprometo a presentear alguém, que não precisa ser da minha família ou circulo de amizade, com algo equivalente.

É dessa forma que a balança da vida se equilibra e todos ficam satisfeitos. Receber e doar são duas ações que precisam acontecer ao mesmo tempo numa espécie de troca, sempre marcada pela felicidade e o prazer que as ações justas e equilibradas causam ao mundo e a nós mesmos.

Chegar a esse entendimento, me fez ver que quando reclamo de algo que não recebi é porque não doei na mesma e justa medida.

Bom domingo a todos.