Pesquisar este blog

janeiro 10, 2021

Cidadãos cumpridores de seus deveres.



Não são raras as situações em que sacamos da frase "Sou um cidadão cumpridor dos meus deveres e mereço respeito". Infelizmente, quase sempre que lançamos mão dessa frase estamos agindo na direção contrária do que realmente significa ser um "cidadão cumpridor de seus deveres".

Mas o que realmente significa ser "um cidadão cumpridor de seus deveres"? Talvez nunca tenhamos a resposta exata, pois não depende do nosso julgamento e, sim, de uma série de circunstâncias que, muitas vezes, nos escapam no momento em que fazemos essa afirmação. 

O importante é que não usemos o fato de agirmos dentro da lei para desculpar prováveis pequenos deslizes que, por acaso, cometemos no dia a dia. O fato de pagarmos nossos impostos e mantermos nossas contas em dia, respeitarmos idosos e crianças, não furar filas, dirigirmos com prudência, não avançar sinal de trânsito, não jogar lixo na rua, só para citar alguns dos nossos muitos deveres como cidadãos, não nos dá o direito de agir de forma diferente, mesmo que seja de forma acidental.

Ninguém está livre de uma hora ou outra "sair da linha", afinal não é fácil viver em sociedade, principalmente nesses tempos em que todos buscamos nossos direitos. Nunca a ideia de que seu direito termina onde começa o meu, e vice-versa, esteve tão certa. Temos, antes de qualquer coisa, de estarmos atentos às regras do bom-convívio, pois, só dessa forma, estaremos agindo como verdadeiros cidadãos cumpridores de seus deveres.

Boa semana.