Pesquisar este blog

junho 26, 2020

Usar máscara: uma declaração de amor.

ADUFPEL | HomeUsar máscaras como forma de proteger-se contra infecções respiratórias não é nenhuma novidade no mundo, muito menos na história, pois vez ou outra vemos surgir daqui e dali vírus que em maior ou menor grau ameaçam dizimar a humanidade. Visto por esse ângulo, a atual pandemia do coronavírus (COVID-19) é mais um desses terríveis desafios que somos obrigados a enfrentar, evitando nos expor a ele, evitando o contato com aqueles que já estão contaminados.
O problema é que esse vírus é terrivelmente contagioso e pode estar onde menos se espera; uma pessoa pode estar contaminada, transmitindo para aqueles com os quais convive e não saber disso, ou seja, trata-se do doente assintomático, que está com o vírus, não desenvolveu a doença e mesmo assim é capaz de infectar.
Em outras palavras, ninguém está livre de ser infectado e, segundo as autoridades médicas, a maneira de se prevenir, uma vez que ainda não existe vacina, é o isolamento social, lavar as mãos várias vezes ao dia, evitando sempre tocar a boca e os olhos, e o uso de máscara quando houver necessidade do contato social, mantendo o devido distanciamento.
Portanto, deixemos de lado nossas paixões politicas, "nossos ídolos de pés de barro" e confiemos naqueles que realmente estão empenhados em fazer com que passemos por esse terrível momento de nossas vidas sem perder mais do já perdemos, sem sofrer mais do que já sofremos. Negar-se a se cuidar e sobretudo à usar máscara nos locais públicos e nas ruas é atentar contra a própria vida e a vida dos outros.
Usar máscara pode até não ser muito eficiente ou mesmo confortável, pois mesmo com ela ainda corremos risco, mas acima de qualquer coisa é uma declaração de amor a você, àqueles que você ama e à humanidade como um todo, é dizer o quanto você se importa com o bem-estar o mundo onde vive.

USE MÁSCARA, INDEPENDENTE DE IDADE OU PARTIDO POLÍTICO, FAÇA ESSA DECLARAÇÃO DE AMOR.