Pesquisar este blog

outubro 23, 2022

Palavras não voltam para a boca.


É fragrante a forma descuidada com que lidamos com as palavras. A cada minuto do nosso dia a dia,  proferimos palavras que, independente de termos consciência ou não, interferem positiva ou negativamente em nossas vidas. 

É comum acreditar que uma coisa é falar e outra muito diferente é fazer. Infelizmente, não é bem assim que as coisas acontecem. A palavra, uma vez proferida, ganha forma, principalmente quando proferida repetidamente.

E também não se pode esquecer que antes mesmo de ser proferida a palavra existe na forma de pensamento, que é a origem de tudo. Normalmente, pensamos primeiro para somente depois falar. Por isso, o cuidado deve começar nesse momento policiando os nossos pensamentos para que não venhamos a afirmar algo do qual possamos  arrepender.

Uma vez proferida, a palavra segue o seu destino. Há casos em que acabamos de falar e imediatamente somos surpreendidos com a sua materialização, embora o mais comum seja levar um tempo, às vezes uma vida inteira de repetições.

Por isso, nem nos damos conta de que temos o hábito de falar exatamente aquilo que não queremos que aconteça. Isso se dá porque temos a falsa impressão de que o NÃO dito na frente de qualquer afirmação negativa tem o poder neutralizar seu efeito. 

Alguns especialistas em neurolinguística ensinam que nosso subconsciente desconhece a palavra NÃO, pois reconhece somente a parte afirmativa da frase. Portanto, muita atenção quando disser NÃO QUERO, NÃO GOSTO  ou qualquer coisa do gênero. o efeito é o contrário: QUERO, GOSTO.

Nesta semana, façamos somente afirmações positivas, evitando usar o NÃO para positivar as frases. O efeito logo aparecerá.

Boa semana.

Esperança e fé.