Pesquisar este blog

abril 24, 2022

Sem partida, sem chegada.

 


Um dos maiores temores da vida é enfrentar um momento de despedida. Para evitar que alguém que amamos vá para longe, ou mesmo nos abandone, somos capazes de qualquer coisa. A dor provocada por uma separação é, muitas vezes, insuportável. Há quem não resista e simplesmente sucumba em meio ao sofrimento e ao desamparo.

Todos, uma hora ou outra, partimos ou vemos alguém partir. Não importa de que lado estamos, a dor normalmente é a mesma.  Também, não faz diferença o tipo de separação. Não sabemos lidar com despedidas. Haja vista, a reação que geralmente temos diante da única certeza que temos na vida que é a morte. Agimos como se não soubéssemos que esse é o fim de todos, inclusive daqueles que mais amamos.

De qualquer forma, precisamos aprender a aceitar que é natural que as pessoas saírem de nossas vidas, seja da maneira que for. Não podemos fazer disso 'um cavalo de batalha' ou tentar impedir. Deixemos partir quem quer ou precisa seguir outros caminhos, enfrentar novos desafios ou se feliz em outro lugar que não seja do nosso lado.

A dor causada pela partida de quem amamos será suavizada pela aparecimento de outras pessoas em nossa vida. Se alguém parte é para abrir espaço para que outra pessoa surja em nosso caminho trazendo novos ares, novas promessas de felicidades, novos encantamentos. Impedir que alguém siga o seu caminho é obstruir o nosso. Sem partida, não há chegada.

Bom domingo e excelente semana.