Pesquisar este blog

novembro 14, 2021

Elogios fáceis.

 


Vivemos um tempo de ostentação onde todos querem mostrar suas grandes conquistas, ainda que elas sejam falsas (fakes) e momentâneas, pois o importante é que todos acreditem que circulamos por cenários luxuosos e paradisíacos, que vestimos as roupas mais caras e descoladas que existem no mercado, dirigimos carrões, viajamos pelo mundo em aviões particulares e hospedamos em castelos.

A reboque de tudo isso, vem a necessidade que temos de receber a aprovação e os aplausos daqueles que queremos tanto impressionar com nosso teatro de felicidade e abundância. A cada postagem que fazemos em nossas mídias sociais desejamos (ou praticamente exigimos) que em poucos minutos milhares de pessoas (ou robôs) interajam com cliques e comentários que confirmem que estamos 'causando'.

Esse talvez seja nosso maior problema: a busca do elogio fácil, sem preocupar se do outro lado tem uma pessoa sincera e que realmente pensa o que está dizendo ou apenas escreveu e clicou num gesto mecânico e sem nenhuma profundidade.

Por outro lado, não aceitamos quando alguém (nunca sabemos exatamente com que intenção) resolve nos criticar, muitas vezes de forma agressiva e preconceituosa, nos lembrando que não estamos com 'a bola toda' como pensamos. Aí, não raro, nos sentimos ofendidos e muitos têm atitudes desesperadas e fatais.

Para evitar isso, precisamos, antes de qualquer coisa, estarmos preparados para, vez ou outra, ouvir aquilo que não queremos ouvir. Afinal de contas, toda exposição traz riscos para aquele que se expõe.

Boa semana.