Pesquisar este blog

setembro 25, 2023

Muito além do que os olhos veem.

 É espantosa a capacidade que nós, seres humanos, temos para fechar os olhos e fingir que nada está acontecendo. É a famosa expressão 'venda nos olhos'. Ao fecharmos os olhos, literalmente acreditamos não só que não estamos vendo, mas também que não estamos sendo vistos.

Muitos, nessa condição, tentam passar despercebidos ou aproveitam para fazer coisas que não teriam coragem se soubessem que estão sendo vistos(as).pelos seus pares. Grande engano, não é mesmo? Afinal de contas, com os olhos fechados ou abertos tudo o que fazemos fica registrado em nosso corpo, nossa mente, enfim, corre pelo tempo e pelo espaço.

As pessoas à nossa volta, querendo ou não, percebem tudo o que ocorre com a gente, da mesma forma que nós também não ignoramos o que se passa com aqueles com os quais convivemos. Sabemos quando uma pessoa está triste, feliz, preocupada, mentindo ou sendo sincera.

O que nos leva a manter o que sabemos (ou intuímos) é o nosso código de conduta interior. Além disso, o nosso bom senso nos leva a agir, quase sempre, com polidez e respeito à individualidade de cada um.

Porém, saibamos sempre, que ninguém engana ninguém. Na realidade, é como se todos estivéssemos nus numa praça movimentada. As pessoas que estão na praça podem, por uma questão de empatia, agirem de maneira natural diante de nossa nudez, mais isso não muda em nada nossa situação;  continuamos nus.

Por isso, devemos usar menos máscaras e sermos o mais verdadeiros que pudermos. Afinal de constas, ninguém deve ter vergonha de ser o que é;

Bom domingo para todos.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.