Pesquisar este blog

agosto 22, 2021

Por quê os pilantras se dão bem?

Esta é uma pergunta que todos se fazem, não é? A resposta, quase sempre, é a perplexidade. Mesmo com todos os alertas, a toda hora tem algum caindo num /'conto do vigário", a velha expressão que nunca esteve tão atual como nos últimos tempos, principalmente na internet, esse conhecido território livre em que trapacear parece ser a palavra de ordem. 

Dessa forma, vem à cabeça outra pergunta: será que o mundo é dividido entre espertos e bobões? Não creio que seja assim. O que acontece é que a nossa natureza é e sempre será a de confiar uns nos outros. O que seria de nós se não pudéssemos confiar nas pessoas com as quais convivemos no nosso dia a dia? Seria impossível viver, não é mesmo?

É por que os chamados "pilantras" se dão bem. Eles aproveitam do fato de que todo mundo precisa confiar em alguém e, geralmente, se apresentam como sendo essa pessoa de confiança, boa e generosa que todos queremos ter ao nosso lado. Outro detalhe é que essas pessoas quase sempre são charmosas, irresistíveis e chagam em nossas vidas no momento em que estamos mais vulneráreis. Momento em que, geralmente, abrimos a guarda e nos tornamos presas fáceis.

Sabendo disso, é importante que estejamos sempre alertas e desconfiemos de pessoas que, amáveis, educadas, capazes de atos de grande benevolência,   se tornam imprescindíveis em nossas vidas de uma hora para outra. Já ouviram aquele ditado "esmola demais o santo desconfia"? Desconfiar sempre que alguma ajuda pareça excessiva, ou fora do normal, pois pessoas boazinhas demais não surgem do nada.

Bom domingo e excelente semana.