Pesquisar este blog

fevereiro 19, 2023

A alegria está liberada.

Por mais que muitos neguem, vivemos sob o peso da culpa que nos foi imputada durante séculos pelas religiões, mais especificamente, a igreja católica. Esse sentimento, aliado ao constante medo de pecar, nos faz, de modo geral, pessoas tristes, carrancudas a maior parte do tempo. O riso e a alegria, dessa forma, soam como se fossem desrespeito e escárnio, uma afronta ao 'deus' que parece nos querer o tempo todo submissos e prostrados por terra.

Diante desse quadro de perene infelicidade a própria religião achou por bem estabelecer um período em que a tão temida alegria fosse liberada e que os fiéis pudessem, ainda que mascarados, extravasar o tempo em que estiveram fechados em seus mundos de dor e expiação. Assim foi criada a festa pagã, o carnaval. Período de quatro dias em que as pessoas podem ser felizes, sem medo e sem culpa.

Talvez, em nossos dias, as coisas já não sejam mais bem assim. As pessoas, por conta própria, deram um jeito de se livrarem da 'culpa' que tanto as aterrorizavam. No entanto, a festa do carnaval continua firme, inclusive dentro do calendário da igreja, pois marca o início da quaresma.

Seja como for, a alegria (folia) está liberada. 

Aprecie com moderação, a quarta-feira de cinzas não tarda..

Bom carnaval.