Pesquisar este blog

abril 16, 2023

Não vá com muita sede ao pote.


Difícil não reconhecer o fato de que existem por aí uma infinidade de ditos que são a mais pura sabedoria, dos quais podemos lançar mão sempre que temos necessidade. Não vá como muita sede ao pote é um exemplo desses maravilhosos ditos populares

No entanto, em nossos dias, um dito como esse pode parecer estranho, não é mesmo? Afinal, você pode perguntar: Que raios significa 'não ir com muita sede ao pote'? Sede, pote? Do que você está falando? 

Calma, gente. Eu explico. Sede nada mais é que o saudável e vital hábito de tomar água ou se hidratar, como dizemos hoje. Pote, por sua vez, quem viveu ou vive em cidades pequenas e nas áreas rurais já usou ou conhece, é um artefato (vasilha) de barro, predecessor do filtro de barro, onde se purificava a água para consumo das famílias.

O cuidado com a utilização do vasilhame tinha por objetivo impedir que, na pressa ele se quebrasse, dessa forma,  a  água nele contida se perderia, sem que a 'sede' fosse saciada.

Parece um conselho simplório, mas é carregado de sabedoria, não? Trazendo isso para nossa vida, devemos entender que, no afã de conseguir as coisas, muitas vezes, acabamos por perdê-las de vez. O ideal é agirmos com cuidado e sem pressa, pois, lançando mão de outro dito popular, 'devagar ´´e que se vai longe'.

Um excelente domingo para todos.

Esperança, amor e fe.