Pesquisar este blog

julho 18, 2022

Estamos no mesmo barco.


Ao mesmo tempo que falamos de se viver num mundo pacífico, agimos como se estivéssemos num campo de guerra em que matar ou morrer é apenas uma questão de quem é mais rápido no gatilho, pois somente sobrevive aquele que atira primeiro; qualquer descuido, estamos fora do jogo. 

O pior de tudo é que esse 'modus vivendi' vem sendo plenamente aceito pela maioria como a única maneira de se alcançar a pacificação do mundo. Isso vem do fato de que estamos sempre propensos a acreditar que a 'culpa' de o mundo estar do jeito que está é única e exclusivamente do outro.

Não acredito que seja verdade porque não se trata de culpar ou inocentar quem quer que seja. Vivemos num mundo em que todos estão sujeitos às mesmas situações, sentimos as mesmas dores, as mesmas alegrias, ficamos doentes da mesma forma e a morte, cedo ou tarde, vem para todos.

Apenas essa constatação já seria bastante para nos levar a entender que estamos todos no mesmo barco, a única diferença é que alguns lugares desse barco podem parecer mais confortáveis que outros, mas tudo não passa de ilusão de ótica. Se o barco afundar todos vamos para o fundo, sem distinção.

A saída é remarmos juntos rumo às águas calmas do amor, da compaixão e da solidariedade.

Uma semana abençoada para todos nós.