A crença de que existe um (há quem acredite que tenha vários ou mesmo os veja em todo canto) inimigo sempre agindo pelas nossas costas é grande. Ninguém escapa de, em algum momento, culpar esse "inimigo" por todos os problemas que enfrenta na vida. Muitos sabem o nome e o endereço desse inimigo e se pudessem o destruiria sem dó nem piedade para só então poder viver suas vidas em paz e com tranquilidade.
Esse é o sonho dourado de todos: viver num mundo repleto de paz e amizade por todos os lados. Se possível, sem precisar "destruir" ninguém para isso, não é mesmo? O problema é que a coisa não é bem assim. Nem sempre esse "inimigo" é aquela pessoa que está vez por outra atravessando o nosso caminho e causa alguns estragos.
Não se pode negar que existem alguns "espíritos de porco" por aí, mas o grande "inimigo", aquele que não nos deixa seguir em frente e está sempre nos fazendo marcar passo na vida, somos nós mesmos. Nós somos, sem sombra de dúvida o nosso maior e mais feroz inimigo. Somos nós que atrapalhamos a nossa própria vida ao insistirmos em manter um padrão vibratório que só nos leva para o fundo do poço.
Mantemos os olhos fechados para todos os sinais que a vida nos envia a todo momento. Não damos ouvidos aos chamados da vida nem abrimos mão do nosso ego. É o nosso ego que nos faz ver inimigos por todo lado e não nos deixa entender de uma vez por todas que não precisamos ter razão o tempo todo, que a nossa opinião não é a mais acertada e muitas vezes nem é necessária.
Portanto, se quisermos pacificar o mundo à nossa volta devemos começar pacificando a nós mesmos. Em primeiro lugar acabando com as nossas paixões, nossas raivas, invejas, mágoas e ressentimentos. Sentimentos que agem como verdadeiros inimigos e que moram dentro de nós e são alimentados todos os dias através dos nossos pensamentos negativos.
Deixamos de ser nosso "inimigo" a partir do momento em passamos a cultivar sentimentos de amor, perdão e compaixão por todos aqueles que nos rodeiam. Quando decidirmos alimentar esses sentimentos dentro de nós, não teremos mais inimigos, eles se tornarão todos companheiros de jornada.
Bom domingo.
Bom domingo.