Pesquisar este blog

março 17, 2024

Justo ou injusto?


 Não se pode negar que cada um de nós tem sua própria concepção do que seja ou não seja justiça. Geralmente, nossa balança tende a classificar como justiça tudo aquilo que recebemos de bom ou que é tirado de ruim e de injustiça aquilo que julgávamos ruim para nós e que nos foi imposto ou aquilo que víamos como bom, mas nos foi retirado,

Essa visão simplista faz com que acreditemos que tudo que nos desagrada é injusto e somente consideremos justo aquilo que nos agrada e contribui para o que entendemos como 'felicidade'. Nessa visão, não nos vemos capazes ou mesmo preparados para enfrentar qualquer tipo de revés, qualquer situação em sejamos obrigados a encarar momentos de dificuldades e de insatisfação de nossos desejos.

Dessa forma, agimos como crianças mimadas que não podem, de nenhuma maneira, serem contrariadas, nem mesmo em seus desejos mais triviais e corriqueiros. Infelizmente, é preciso dizer que essa não é uma atitude inteligente, pois não viemos a este mundo 'a passeio'. como acreditam alguns por aí, mas viemos para aprimorar o nosso espírito.

Através da encarnação vivenciamos experiências que contribuem para nosso crescimento, que é o grande, e talvez o único, objetivo de estarmos aqui. Passar o tempo que nos foi concedido aqui na terra fugindo dos problemas, achando que tem direito apenas ao que é bom, fácil ou agradável é uma perda de tempo e um atraso de vida.

Esqueçamos essa questão de justo ou injusto, pois se, por acaso, enfrentamos uma grande tribulação é porque, primeiro, estamos preparados para ela e, segundo, porque quando sairmos dela estaremos mais fortes e capazes de entender o verdadeiro propósito da vida. Não existe justiça ou injustiça, o que existe, de verdade, é a nossa necessidade de estarmos cada dia melhores, cada dia mais fortes.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.