Pesquisar este blog

outubro 10, 2021

O dia em que duvidei da bondade de Deus.



Acho que já falei aqui, direta ou indiretamente, que sou um indivíduo transplantado, ou seja, em algum momento a única forma de sobrevivência para mim foi me submeter a um transplante. No caso, o transplante foi de rim, uma vez que os meus simplesmente pararam de funcionar, me obrigando a fazer três sessões semanais (de quatro horas cada) de hemodiálise.

Quem passa, já passou ou conhece alguém que passa ou passou por isso sabe exatamente do que eu estou falando. Mais tarde descobri, não era o fim do mundo, pois existem situações em que a pessoa não tem a opção de, mesmo com todas as restrições impostas, continuar vivendo após a falência de um órgão, não é?

Entretanto, se hoje, dois anos depois da realização do transplante, estou bem e podendo levar uma vida praticamente igual (as restrições mesmo que menores continuam) a que vivia antes, no momento que descobri que estava renal-crônico e que isso significava depender de uma máquina de diálise para o resto da vida, a minha reação não foi das melhores. 

Inicialmente, pensei que o médico estava enganado, pois meus rins (todo mundo tem dois) jamais parariam sem mais nem menos. Infelizmente, os exames e as reações do meu organismo não deixaram dúvida; 'eu estava condenado'. Foi quando voltei minha ira para Deus e coloquei em cheque não apenas sua bondade, mas também sua existência.

O Deus que eu acreditava não me deixaria na mão, não me transformaria num dependente de uma máquina para viver. e passei a perguntar: Por que eu? Tanta gente no mundo, por que o escolhido fora justamente eu? Não era justo. Embora me julgasse um pecador, achava que não merecia ser punido de forma tão dura.

Eu estava internado no hospital (Miguel Couto) e as sessões de hemodiálise ( jamais poderia deixar de falar da tortura que é a cirurgia de colocação do cateter) aconteciam no quarto, o que fazia com que eu não tivesse contato com outros pacientes e aumentava a sensação de que era o único ali a ser submetido àquele torturante tratamento.

No entanto, quando passei a fazer sessões fora do quarto, tive um grande choque: eu não era único. Havia dezenas de pessoas na mesma situação e que, também pata meu espanto, tinham de enfrentar fila para conseguir ser dialisado. Naquele momento, entendi que era apenas mais um e que não se tratava de maldade divina, mas de uma doença bastante comum que atingia a muitos, independentemente de raça, idade, sexo ou classe social.

Muitas vezes, quando reclamamos da vida, esquecemos de olhar para o lado para ver que existem pessoas em situação pior do que a nossa. Deus é sempre bom e tudo o que nos acontece é para o nosso aprimoramento. Hoje me sinto grato por Ele ter confiado em mim ao me dar a chance de sentir sua BONDADE INFINITA.

BOA SEMANA.

Você também já viveu uma situação parecida? Comente. Eu vou gostar muito de conhecer sua história.