Pesquisar este blog

junho 25, 2017

Deus dividido.

Resultado de imagem para imagem para um deus divididoNem sempre se acreditou que todos somos filhos do mesmo Deus e que, apesar de todas as aparentes diferenças, somos todos iguais, temos os mesmos deveres e os mesmos direitos. No entanto, já faz tempo que se passou a acreditar num Deus único criador de todas as coisas. Isso por si só já seria motivo bastante para que todos vivêssemos em relativa paz.
Afinal de contas, acreditamos no mesmo Deus e estamos sujeitos às mesmas leis. Infelizmente a coisa não é bem assim. Ao abolirmos todos os deuses da antiguidade passamos a dar, cada um à sua maneira, uma cara para esse novo Deus. Apenas na teoria acreditamos no mesmo Deus, na prática moldamos nosso deus ao nosso bel prazer.. 
A partir daí passou a existir o deus dos cristãos, o deus dos judeus, o deus dos muçulmanos, o deus dos candomblecistas, dos espíritas e vai por aí. Cada uma dessas religiões vê seu deus de forma muito particular e em nome dele fazem e deixam de fazer muitas coisas.
Não quero entrar no mérito de quem está certo ou errado, qual o deus é realmente o verdadeiro Deus. Não se trata disso. Apenas quero chamar atenção para o fato de o que seria o mesmo Deus ser visto de maneiras tão distintas e, ao invés de unir os povos num mesmo objetivo, causar tanta divisão e tanta guerra. Isso me faz acreditar que ainda vivemos no tempo do politeísmo. 
Não bastasse isso, acontecem as divisões dentro das próprias religiões fazendo com que pessoas do mesmo credo e que, em tese, acreditam no mesmo Deus, o vejam de maneira completamente diferentes e antagônicas.
Parece, no fundo, que tudo o que queremos é ter um deus particular, moldado de acordo com a nossa vontade e necessidade. Ou seja, voltamos ao que era antes de Moisés. Cada um constrói o seu bezerro de ouro e o adora à sua maneira.
Longe de julgar, quero apenas salientar que ao dividir e moldar Deus de acordo com a nossa vontade, estamos perpetuando a divisão do mundo, onde cada um vive sem se preocupar com o outro, fazendo aumentar a cada dia o individualismo. Cada um preocupado consigo, sem levar em conta que o mundo, assim como o seu criador, é um só.
Vem daí o fato de vivermos atualmente em meio a tanta divisão.  Principalmente entre aqueles que acreditam e lutam pela paz e portanto querem a preservação de nossa planeta e aqueles que pensam apenas no lucro fácil e em amealhar fortunas. 
Precisamos voltar a pensar num Deus verdadeiramente único e que isso nos faça viver como irmãos de fato fazendo com que o mundo se torne de fato a casa de todos.

Bom domingo.