Pesquisar este blog

fevereiro 13, 2022

Sem perder a ternura.


Talvez seja lugar comum dizer que estamos vivendo tempos muito difíceis: guerras que parecem não ter fim, outras que se mostram inevitáveis, toda sorte de intolerâncias, diferenças que impedem o convívio de irmãos, injustiças e discriminações. A impressão que se tem é que chegamos numa encruzilhada e para seguir em frente teremos que destruir tudo aquilo que a nosso ver bloqueia o caminho.

A maioria acredita que não há meio de conciliação, pois tudo que se opõe ao seu projeto de vida esbarra no projeto de vida do outro. 'Farinha pouca, meu pirão primeiro', diz o antigo dito popular. A partir daí, instaurou-se o vale tudo; não há mais respeito pela história de vida, os problemas do outro, nada. 

Ideologias bastante discutíveis são disseminadas de forma avassaladora e ninguém está a salvo de acreditar em falácias, mentiras, intrigas como se fossem grandes e respeitáveis verdades. É preciso, mais que nunca. estar com os olhos bem abertos para, outro dito que parece oportuno nesse momento, 'não comprar gato por lebre', pois ninguém pode duvidar que é essa a situação que vivemos: compramos gato por lebre'.

No meio de tudo isso, havemos nos manter fortes, cada um buscando não desprezar o interesse daqueles que vivem ao nosso lado ou mesmo distantes de nós. Fazemos parte de um todo indivisível; não existimos sem o outro, sem aquilo que nos rodeia. Não podemos, sob qualquer pretexto, nos transformar em seres destituídos de empatia, ternura e amor.

Bom domingo e excelente semana para todos.