Pesquisar este blog

maio 28, 2023

Debaixo das copas das árvores.



Quando observamos uma floresta do alto, ou de longe, o que vemos é um conjunto de copas de árvores, e a impressão que temos é de algo compacto, sem espaços livres, como se fosse um extenso tapete verde, não é mesmo? 

Não precisamos nos aproximar para concluir que estamos redondamente enganados, pois sabemos que debaixo da copa das árvores, além de espaço, há toda uma diversidade de vida seguindo um curso muito parecido com o que acontece em nossas cidades: os animais, de variadas formas, plantas, flores, enfim, todos os seres vivos que ali habitam e realizam, dia a dia, a sua luta pela sobrevivência.

O mesmo engano pode acontecer quando analisamos a vida das pessoas do lado de fora, sem saber exatamente o que ocorre debaixo de suas 'copas'. Geralmente, olhando de fora, vemos um belo e bem cuidado exterior e, com base nessa visão, julgamos que aquela pessoa é feliz, que tudo flui maravilhosamente bem em sua vida.

Nesse julgamento é comum nos julgar em desvantagem,  esquecendo que dificilmente temos acesso ao que se passa no interior do outro, como também o outro não sabe o que se passa em nosso interior. 

O que se pode assegurar, sem medo de errar, é que somos todos muito parecidos e enfrentamos, quase sempre, os mesmos medos, inseguranças, dificuldades, ou seja, somos vítimas das mesmas ilusões. O mesmo tempo, acontece em relação as expectativas de alegria e ventura.

Esqueça as comparações; a grama do vizinho nem sempre é mais verde, nem mais compacta que a sua.

Bom domingo e excelente semana para todos.

Esperança, fé e amor.