Pesquisar este blog

janeiro 17, 2021

Preconceitos e preconceituosos.




Quando se  fala de preconceito racial imaginamos uma pessoa negra, humilde, sendo vítima de outra pessoa branca, arrogante, que tenta, através de xingamentos, afirmar sua superioridade racial. Outro fato bastante comum é que jamais pensamos que um negro, mesmo sendo humilde, pode tratar alguém igual a ele de forma preconceituosa.

Isso acontece o tempo todo, e não nos damos conta. No livro "Memórias Póstumas de Brás Cubas, o escritor Machado de Assis nos dá um exemplo contundente: depois de passar anos sendo pajem do nhonhô Brás Cubas, o escravo Prudêncio ganha a liberdade. Um dia, já adulto, Brás Cubas está andando pelo cais do Rio de Janeiro de então quando vê um negro espancando outro negro. Ao aproximar-se, ele se surpreende ao constatar que o espancador era seu antigo pajem; uma vez alforriado, Prudêncio tornou-se dono de escravos e impunha aos seus cativos, indivíduos de sua raça, os mesmos castigos e humilhações que sofrera.

O caso, embora fictício, serve para lembrar que, muitas vezes, o preconceito e a humilhação ocorre também entre as pessoas da mesma condição racial, onde, na verdade, deveria ser evitado e combatido. Vale também não esquecer que esse tipo de comportamento não se dá apenas quando a questão é racial; é comum entre homossexuais, mulheres, indígenas, obesos e muitos outros.

É importante que, antes de qualquer coisa, aprendamos a nos aceitar do jeito que nós somos. Dessa maneira, vamos aceitar, não só que os são diferentes de nós, mas os que são iguais a nós. Essa é a melhor forma de combatermos o preconceito que sofremos. É necessário que haja solidariedade entre os iguais. Quando negros, mulheres, homossexuais, indígenas e tantas outras chamadas minorias apoiam uns os outros fica mais fácil combater o preconceito que vem de fora.

Falamos muito  de  preconceitos e pouco dos preconceituosos; nem sempre o preconceito é cometido por alguém "diferente", e ele se da de muitas formas. Enquanto, embora sendo a maioria da população brasileira, negros e mulheres continuarem a eleger políticos brancos do sexo masculino, por se julgarem incapazes de exercer cargos de comando, não sairemos dessa situação.

Deus nos criou diferentes uns dos outros exatamente para aprendermos a conviver com aqueles que se diferem de nós. Portanto, ninguém deve se achar melhor nem pior do que quem quer que seja. Somos, em essência, iguais; nosso exterior é apenas um detalhe e não mede nosso caráter e nossa competência.


Boa semana.