Pesquisar este blog

julho 27, 2020

Já se olhou no espelho?

                           Resultado de imagem para imagem para já se olhou no espelho?

Quem nunca ouviu ou fez essa pergunta para alguém? Muitos de nós, não  é mesmo? Geralmente as pessoas usam esse artifício para dizer que alguém está se querendo ser ou parecer aquilo que na verdade não é, sem necessariamente ofendê-la. Bacana, não é? Afinal ninguém precisa sair por bancando o dono da verdade só porque em determinados momentos extrapolamos e precisamos que alguém nos dê uma espécie de alerta.

Olhar-se no espelho nesse caso é uma forma de voltar-se para nosso interior, o nosso umbigo e ver se a forma que estamos agindo está de acordo com aquilo que realmente somos. Outro equivalente popularmente conhecido é "não se enxerga não?", mas existem muitos outros como o popular: "Tá viajando na maionese".

Agora, se não queremos ouvir esse tipo de insinuação o ideal é ajustar nossa fala às nossas ações e procurar evitar tentar ser aquilo que não é. Como dizem por aí “mentira tem perna curta", ou seja, não conseguimos enganar as pessoas por muito tempo. Um belo momento nossas "mentiras" são desmascaradas e aí temos de nos explicar  e nunca é muito fácil desfazer uma má impressão, não é mesmo?

Portanto, olhemos sempre nosso "espelho" interior para nos certificar de que a imagem que estamos tentando passar condiz com o que está refletido nele. Essa olhadela no espelho sempre se releva surpreende; tanto podemos descobrir que temos qualidades e capacidades que nem imaginávamos ter ou mesmo encontrar pontos negativos que precisamos modificar.

Olhe-se no espelho quantas vezes forem necessárias, pois o autoconhecimento é a chave para uma vida melhor, para nos relacionarmos de forma honesta conosco e com todos aqueles que nos rodeiam. Ninguém é perfeito, nem nós nem os outros, mas todos devemos buscar aquilo que os sábios chamam de iluminação.