A chegada do final do ano leva a gente a voltar o olhar para o passado no sentido de fazer uma espécie de balanço dos nossos passos durante o período. Muitos, após essa reflexão, tomam resoluções e criam verdadeiras listas de metas a serem cumpridas no novo ano que se aproxima. No entanto, há aqueles que nem ao menos querem pensar no que passou, para os quais o passado deve ser esquecido.
Faço parte do primeiro grupo, pois acredito que sempre é tempo de fazer um exame dos nossos passos para ver o que devemos manter, consertar ou mesmo aprimorar em nossa caminhada. Olhar para trás nos ajuda a planejar o futuro, afinal, é para frente que se anda, não é mesmo?
Embora o amanhã seja sempre a nossa meta, não devemos perder o passado de vista, pois o nosso presente e futuro dependem totalmente da vida que levamos ontem. Tudo o que vivemos no momento presente ou vivermos no futuro foi plantado antes. Portanto, é hora de voltar o olhar para trás para seguir em frente, sem medo do que está por vir.
Dessa forma, devemos crer que presente e futuro nada mais são que o passado reescrito pelas nossas próprias mãos. Seguimos em frente levando o que plantamos de bom ou ruim, mas sem esquecer que tudo pode ser refeito a cada momento e que só depende de nós.
Boa semana.