Pesquisar este blog

novembro 01, 2015

Obrigado por tudo.

Resultado de imagem para imagem de homenagem aos mortosHá quase um consenso em se acreditar que finados é uma  data triste, dia de de dor, saudade e sofrimento. Muitos dizem reviver nesse dia todo o processo doloroso que envolveu a partida do ente querido deste mundo e, por isso, evitam as visitas ao cemitério, as lembranças ou qualquer coisa que lembre o assunto.
Por outro lado, há aqueles que fazem questão de enfeitar as sepulturas com flores, acendem velas, Diante das túmulos rezam, choram, fazem pedidos e até batem papo com  o morto. É como se a pessoa estivesse morando naquele lugar. Afinal, é assim que a maioria de nós é educada. 
Nossa noção de que o espírito continua sua jornada após a morte do corpo é muito vaga. A morte ainda é vista como o fim inexorável. Sendo assim, o cemitério é a nossa última morada. Bem, se assim fosse, o que seria dos insepultos, aqueles que, infelizmente, não recebem um enterro, digamos, cristão? É difícil acreditar que até na hora da morte seríamos candidatos a viver excluídos.
Independente de qualquer visão, o que quero falar é da homenagem que devermos fazer aos nossos antepassados ou as pessoas que partiram antes de nós. Mais que orações, lágrimas ou lamentações devermos agradecê-las por tudo o que elas fizeram por nós enquanto estiveram nesse mundo mesmo que não saibamos exatamente em quê elas nos ajudaram ou se ajudaram.
O agradeciment6o aos nosso familiares mortos é a melhor maneira que temos de lembrar deles. Agradeça aos país, aos avós, os tios, os irmãos, os primos e, por extensão, aos amigos, colegas, professores, patrões, ao padre, pastor, os governantes e a todos, conhecidos ou não, que já não vivem neste lado.
Nem a lembrança chorosa, nem o esquecimento. Apenas agradeça. Nós só estamos aqui  porque alguém nos precedeu e abriu o caminho para nós.
Finados é dia de agradecer: Obrigado por tudo.

Bom domingo.