Pesquisar este blog

janeiro 31, 2020

Mero discurso?


Resultado de imagem para imagem de discursos





Não é raro ouvirmos por aí os discursos mais inflamados pedindo o fim das guerras no mundo, menos pobreza, uma educação de qualidade para todos, mais atenção e respeito com o meio-ambiente, mais paz e menos violência nas nossas cidades, menos corrupção e mais não sei quantas reivindicações que, vamos combinar, são para lá de justas. Até porque, não dá mais para vivermos neste clima de guerra, a corrida desenfreada pelo lucro fácil sem se importar com a degradação de nosso planeta, vendo tanta gente passando fome, vivendo mal, desempregada e nossos governantes embolsando o dinheiro que deveria ser usado para resolver pelo menos parte dos problemas do povo, como a falta de moradia, saneamento básico, saúde, escola para crianças, jovens e adultos, só para começar a conversa. Sem deixar de falar da violência que condena à morte pessoas indefesas e excluídas. Enfim, todas as demandas dos dias atuais.
Ninguém, em sã consciência, pode julgar que esses "discursos" são meramente ideológicos, coisa de gente de esquerda ou qualquer uma dessas falácias que estão nos sendo empurradas goela abaixo nos últimos tempos por, quem diria, governantes eleitos pelo povo e que, ironicamente, querem nos fazer crer que os problemas  que enfrentamos são invenções da oposição derrotada e ressentida. 
Ora, sabemos muito bem que isso não é verdade. Os problemas estão aí na nossa cara e só não vê quem não quer; a cada chuva as cidades sucumbem às enxurradas, casas desabam matando seus ocupantes, pessoas perdem tudo e ficam desabrigadas, morrem afogadas e caos é instalado  e tudo o que vemos é nossos governantes lamentarem e prometerem obras que não saem do papel; a cada início de ano vemos a desesperada corrida de pais atrás de escolas para os filhos, numa prova irrefutável de que não se investe em educação neste país; o desemprego continua em alta e as ruas estão cheias de desabrigados, ou seja, trabalhadores viram mendigos.
Não há como continuar a acreditar que tudo isso é conversa de gente "do contra", aqueles que não querem ver que estamos vivendo um novo momento em nosso país, como apregoam. A meu ver, isso sim é mero discurso, pois a realidade está aí na nossa cara. Não só na cara, também na nossa boca: a água que usamos para beber, cozinhar, tomar banho e lavar roupa não passa de esgoto.