Pesquisar este blog

setembro 07, 2022

7 de setembro: o Brasil que queremos ter.

 Há duzentos anos, o Brasil dava o seu grito de independência. Grito que esteve preso na garganta dos brasileiros durante muito tempo. A história que nos vem sendo contada desde então não dá muitos detalhes desse momento, pois, além de os meios de comunicação da época serem precários, fomos convencidos de que tudo se dera por acaso e sem nenhum planejamento, fazendo perpetuar a ideia de que somos um povo que espera que as coisas nos venham de cima, do céu ou do governo.

Felizmente, pesquisadores têm se debruçado sobre o assunto e nos informam que houve luta pela liberdade por todo o país e que não fomos libertados de Portugal num ato de generosidade de um único homem e sim como resultado do esforço de muitos brasileiros que sonhavam com um país livre. 

Isso prova que somos um povo que luta pelos seus interesses e que queremos um país não apenas livre, mas que acolha a todos, onde cada um possa viver segundo suas crenças, sejam elas políticas, religiosas ou quaisquer outras. Ninguém pode nos dizer o que devemos fazer, crer ou pensar. Somos livres.

Este 7 de setembro, mais do que nunca, é dia de lembrar disso. Afinal de contas, estão querendo coibir nossos direitos, induzir nossas escolhas e, de forma preconceituosa e autoritária, impedir que escolhemos nossas expressões de fé e mesmo nossa forma de amar.

Viva a liberdade, todas as liberdades.