Pesquisar este blog

janeiro 24, 2021

A vida não é uma novela de Gilberto Braga


A vida não é uma novela de Gilberto Braga, o autor da Tv Globo que costuma dividir os personagens de suas histórias em bons e maus, como se existisse uma fronteira definindo de forma clara o caráter das pessoas. Na vida real, no dia a dia, as coisas acontecem de forma bem diferente; uma pessoa pode ser classificada como boa por doar comida aos pobres, mas ser assumidamente preconceituosa em relação à raça ou posição social, por exemplo. Não podemos definir o caráter de uma pessoa vendo-a apenas por um determinado ângulo; isso nos leva, fatalmente,. a cometer injustiças.

É isso que vem acontecendo diariamente nas redes sociais: pessoas são execradas por em determinado momento tomar atitudes que não são vistas com bons olhos pelos internautas. Nessas ocasiões os detratores não perdem tempo e malham o "judas" da vez. Por outro, basta que a pessoa faça qualquer coisa considerada "fofinha" para que seja alçada à categoria de melhor pessoa do mundo.

Não há dúvida de que esse tipo de comportamento gera injustiças, pois, quase sempre, não passam de julgamentos sumários; a "vítima" nem sempre tem direito de se defender ou mesmo dar explicações. Não estou aqui para defender quem quer que seja, mas precisamos, antes de fazer julgamentos e emitir opiniões, muitas vezes tão nocivas quanto o deslize em questão, procurar saber do que se trata e  se o fato realmente procede.

É como se o mundo fosse realmente dividido: de um lado os bons ( e donos da verdade) e do outro os maus, os que, na visão da nossa sociedade atual, precisam ser combatidos. Sabemos que não é assim, pois somos plurais; uma mesma pessoa carrega em si bons e maus instintos. Precisamos nos tornar pessoas melhores, e isso inclui passar a ver o outro com empatia.

Denunciar atitudes nocivas é sempre necessário, porém é preciso que isso seja feito de maneira racional.

Boa semana.