Pesquisar este blog

janeiro 31, 2021

OPERÁRIOS


A palavra operário não soa bem aos nossos ouvidos por, geralmente, designar o grupo de trabalhadores que fazem os trabalhos considerados de menor importância, aqueles trabalhos que não costumam dar grande projeção, nem pagam os melhores salários. Por esse motivo quase ninguém gosta de se apresentar como sendo um operário, pois se sente diminuído, ou seja, um cidadão de segundo classe.

Grande engano cometemos ao pensar dessa maneira. Afinal de contas, quem não é um operário? Todos somos operários de uma forma ou de outra. Mesmo quando exercemos as funções de maior destaque, não passamos de meros operários. Operário é toda aquela pessoa que desempenha uma função e não apenas os funcionários de uma obra ou de uma fábrica. O médico, o professor, o cientista, o advogado, o político e mesmo o presidente da república são operários no momento em que desempenham as suas funções.

O que diferencia uma pessoa da outra é o fato de desempenhar bem ou mal a sua função. Quando desempenhamos bem a nossas funções e por essa razão recebemos o merecido destaque somos apenas bons operários que honram o seu trabalho. Um bom médico é um bom operário, um bom professor também. Pensar dessa maneira faz com que paremos de diminuir as pessoas que exercem funções de menor destaque, mas, com certeza, de igual ou maior importância na nossa vida diária. Quando acendemos uma lâmpada, abrimos uma torneira, sentamos à mesa, deitamos para dormir, pegamos um ônibus, fazemos compras estamos fazendo uso do trabalho de muitos operários. 

Não há como negar que formamos uma grande corrente de operários. Se um elo dessa corrente se partir todos sentirão os efeitos desse rompimento. Conscientizemo-nos do nosso papel de operários e procuremos desempenhar bem nossas funções para manter a corrente. Lembrando sempre que somos todos iguais, independente da função.

Boa semana.