Pesquisar este blog

janeiro 17, 2016

Otimismo insistente.

Resultado de imagem para imagem de otimismo insistenteOutro dia, assistindo a uma entrevista de um atleta que levou alguns anos até conseguir subir ao lugar mais alto do pódio, ouvi uma expressão que me fez pensar.  Durante a entrevista, o entrevistador fez muita questão de lembrar ao entrevistado o tempo que ele tinha demorado para finalmente conseguir atingir o seu objetivo. A certa altura da entrevista, ele tascou a pergunta:

- Enquanto você esteve tentando e não conseguiu, alguma vez você pensou em desistir?

O atleta, que não vem ao caso mencionar o nome, respondeu que não. Ele nunca pensou em desistir. A cada derrota, ele buscava forças para continuar tentando. O repórter quis saber de que forma e ele respondeu:

- Apesar das derrotas, sempre tem um otimismo insistente dentro da gente que nos impulsiona a continuar tentando.

Acho que esse "otimismo insistente" não acontece somente com esse atleta que acabou "chegando lá", no fundo todos nós somos acometidos desse otimismo. É a nossa insistência em continuar tentando que um dia acaba nos levando ao lugar mais alto do pódio, mesmo que não seja para levantar o troféu de campeão esportivo.

Na vida, mesmo que não tenhamos consciência disso, estamos sempre renovando as nossas esperanças, estamos sempre buscando uma razão para continuar na luta, para continuar na corrida, no páreo. E todos sabemos que sempre vale à pena insistir ainda que os ventos estejam soprando contra, ainda que as chances de sucesso sejam mínimas. O importante é manter a caminhada, o passo curto ou largo, firme ou vacilante. 

Se não fosse esse "otimismo insistente" muitos de nós nem levantaríamos da cama todos os dias. Precisamos dele. É ele que nos leva ao pódio, seja qual for a nossa modalidade nas olimpíadas da nossa vida.

Bom domingo.