Pesquisar este blog

junho 18, 2016

Dar a outra face.

Resultado de imagem para imagem de dar a outra faceDiz um ensinamento de Jesus Cristo que quando alguém bate em um lado de nossa face devemos dar o outro lado para que bata também nele. Daí surge a dúvida se devemos agir sempre de forma tão passiva e nunca revidar aos insultos, agressões e até mesmo as injustiças que sofremos na vida.
Nesse mundo conturbado em que vivemos a opção é quase sempre devolver tudo na mesma moeda. Desde cedo aprendemos que o certo é não levar desaforo para casa e aqueles que não o fazem são considerados bobos e "sem sangue nas veias".
O que fazer diante de posições tão antagônicas? Seguir o ensinamento de Jesus ou o ensinamento dos homens? Parece difícil chegar a uma conclusão. Principalmente porque, por mossa natureza ainda quase primitiva, somos estourados, agimos por impulso e temos atitudes um tanto animalescas. Nesse caso, o ensinamento de Jesus parece uma aberração. para nós parece inconcebível "apanhar" sem revidar. Seria dar recibo de fraqueza, falta de coragem, falta de pulso. 
No entanto, penando assim, estaremos sempre presos no mesmo estágio de desenvolvimento. Nunca sairemos do tempo das cavernas, quando o homem ainda não tinha a experiência da vida em sociedade, da convivências com as diferenças de atitude e posição.
Dar a outra face não é simplesmente oferecer-se para apanhar mais. É, antes de qualquer coisa, agir com cautela, saber ouvir e procurar entender as razões do outro. Não é, necessariamente, ceder sempre, dizer sim para tudo sem levar em conta nossos próprios interesses e necessidades. É, na verdade, ponderar, saber admitir que a razão está com o outro. 
É claro que isso parece coisa de um mundo perfeito muito distante do nosso. Mas precisamos dar alguns passos nessa direção. Caso contrário, nunca sairemos desse estágio onde as pessoas agem seguindo instintos primários de intolerância e falta de respeito às diferenças..

Bom final de semana.