Pesquisar este blog

novembro 22, 2020

Dia da consciência.


A comemoração do dia da "Consciência negra" este ano - não bastassem as inúmeras críticas que a data normalmente enfrenta, principalmente daqueles que insistem em dizer que no Brasil não tem racismo - foi manchada pela brutal morte de João Alberto, um cidadão negro, espancado após um mal explicado desentendimento com a caixa enquanto fazia compras com a esposa numa loja (supermercado) da franquia Carrefour. 

O episódio, bastante similar ao que ocorreu com um cidadão negro americano e gerou uma onda de protestos que varreu aquele país, foi filmado (esse é o lado bom da tecnologia, pois tornou-se nosso eficiente terceiro olho) pela câmera de um celular e ganhou a mídia. A cena é forte e é difícil que alguém, em sã consciência, não se escandalize (para dizer o mínimo) ao ver aquele homem ser espancado por indivíduos que se autodenominam "seguranças". Na verdade, animais irracionais incapazes de resolver um desentendimento pontual com diálogo.

Seria mais um acontecimento sem maiores gravidades se, cansada de sofrer sucessivos abusos, a população negra, a exemplo dos irmãos americanos, não resolvesse entender que a melhor forma de comemorar o dia 20 de novembro seria protestando para que outros "João Alberto" não continuem sendo assassinados simplesmente porque têm a pele escura, pois um cidadão branco, pobre ou rico, com certeza, não receberia o mesmo tratamento.

Precisamos, sem  demora, estabelecer que todo dia é dia de ter consciência de que somos todos iguais e merecemos o mesmo tratamento, independente de nossas diferenças, sejam elas raciais, opção sexual, religiosa ou simples opinião pessoal.


Bom domingo.