Pesquisar este blog

janeiro 14, 2024

As meditações do imperador romano Marco Aurélio.

 


Basta falar em imperador romano para que a gente logo pense em alguém irascível, cruel, capaz das piores atrocidades, sempre pronto a subjugar todos aqueles que encontravam pelo caminho, em nome da expansão do poder de Roma sobre o mundo da época. Bem, isso não deixa de ser. de certa forma, uma verdade. A fúria expansionista dos romanos os fizeram temidos por todos e histórias não faltam de imperadores que usaram e abusaram do cargo para mostrar força e poder. 

Julgamentos à parte, não estamos aqui para falar exatamente do império romano, mas de um imperador em especial, o imperador Marco Aurélio, que, nadando contra a corrente, ficou conhecido como o 'imperador filósofo'. Isso mesmo, além de ser um imperador que não deixava de lado os interesses de Roma, ele era um filósofo, um homem de cultura refinada e voltado para as coisas do espírito.

Adepto do estoicismo, ramo da filosofia que prega um estilo de vida austero e sempre voltado à brevidade da vida, à ideia de que não devemos gastar o nossa vida com coisas que não valem a pena, pois ela é breve.  Cabe a nós procurar sempre o entendimento mútuo, a concórdia, nos livrar das preocupações mesquinhas e sem sentido. A busca do entendimento espíritual, a compreensão da necessidade do perdão e a luta para vencer nossas 'más inclinações' deve ser uma meta diária.

Acabo de ler as 'Meditações de Marco Aurélio' e confesso que estou impregnado por suas palavras, pela imensa compreensão que, mesmo naqueles anos conturbados em que as conquistas e as demonstrações de poder eram mais importantes que qualquer interesse humanitário, ele encontrava tempo para meditar sobre os valores da vida e a necessidade de nunca esquecer que tudo passa, inclusive nós. Registradas em forma de diário, suas meditações têm valor inestimável e atravessam os séculos influenciando pessoas de todos os cantos. 

Leia Meditações e vai entender o que estou falando. Para os que leram, acredito que concordem que Marco Aurélio, sem dúvida, foi um daqueles espíritos que deixam sua marca no mundo. 

Obrigado, Marco Aurélio.

Bom domingo e uma excelente semana.

Esperança, fé, amor e GRATIDÃO.