Pesquisar este blog

setembro 16, 2022

Ei, você está aí?


De algum tempo para cá, a vida migrou do real para o virtual e parece disposta a não mais fazer o caminho de volta ao antigo curso. Queiramos ou não, a internet se tornou o espaço onde tudo é permitido, inclusive levar ao pé da letra a expressão popular: 'minha vida é um livro aberto'.

Tornar a própria vida um livro aberto, como bem sabemos, tem prós e contras. Ganha-se muito dinheiro, mas o preço exigido é a total perda da privacidade. A partir do momento em que o  'livro é aberto' não se tem mais controle da própria vida. Até porque, as criaturas da internet não vivem, mas compartilham o tempo todo. 

Os denominados seguidores não apenas seguem o 'influencer' através de seus posts, na verdade, eles passam a fazer parte dele. Por isso, sentem-se no direito a dar opinião em tudo, a julgar e condenar, muitas vezes de forma cruel e impiedosa. 

Nesse caso, o influencer se vê obrigado a estar o tempo todo agradando o seguidor, pois, caso venha a desagradar, corre o risco de receber a penalidade máxima que é o temido 'unfollow', ou seja, deixar de ser um seguidor.

E num mundo em que as pessoas são medidas pelo número de seguidores que têm, não é difícil imaginar que perder seguidores seja o maior temor que qualquer pessoa enfrenta. Dessa forma, todos são capazes de qualquer coisa para não ficar falando sozinho nas redes ou ser condenado ao anonimato,

Um final de semana em boa companhia para todos.