Pesquisar este blog

março 21, 2021

A campanha da fraternidade de 2021.


É muito triste o que vem acontecendo com a Campanha da Fraternidade,  promovida todos os anos durante a quaresma pela igreja católica, de 2021. Alguns grupos que se dizem cristãos católicos estão se sentindo ofendidos porque, passando longe dos temas de fácil aceitação, este ano a campanha é um claro chamamento a todos, independente de raça, opção sexual ou mesmo a religião que professa a se unirem em nome de Cristo, que faz unidade de toda a divisão.

Capitaneada por nosso valoroso Papa Francisco, a campanha tinha (e tem) tudo para ser um marco na história da igreja, pois representa um passo adiante no tempo. Pela primeira vez, a igreja está se abrindo ao diferente. Como diz a letra da música da campanha: "Venham todos vocês, venham todos. Reunidos num só coração, de mãos dadas formando a aliança, confirmados na mesma missão". O que há de errado em fazer um chamamento para que unamos o que estava divido?

O mundo anda muito polarizado politicamente e isso tem contaminado tudo em volta, caminhando na direção oposta do que e proposto pela Campanha da Fraternidade. As pessoas acreditam que Deus repudia aqueles que vivem e pensam diferente do que é pregado pela Bíblia ou pelos costumes da sociedade. Pelo contrário; Ele criou a todos com o mesmo amor e os mesmos direitos, não para uns viverem apartados dos outros. Precisamos acabar com a intolerância que tem marcado nossas atitudes nos últimos tempos. Onde está o nosso amor ao próximo e a nossa capacidade de aceitar o outro exatamente como ele é?

A quaresma é o momento de refletirmos sobre esse amor que tanto professamos em palavras e tão pouco vivemos na prática do nosso dia a dia. Nunca devemos esquecer que todos temos livre-arbítrio. Se tomamos decisões acertadas ou erradas a responsabilidade é toda nossa; ninguém é responsável pelos erros ou os acertos dos outros. O que devemos fazer quando acharmos que alguém está agindo de maneira considerada errada é dar o nosso exemplo através das nossas ações, pois o único que pode nos julgar é Deus.

Bom domingo.