Pesquisar este blog

dezembro 25, 2020

Natal: festa da esperança.



Aprendemos desde pequenos que o natal é o dia de ganhar presentes. Por isso, passamos o ano inteiro esperando que chegue logo para recebermos tudo o que tanto desejamos. Para as crianças, os brinquedos cada vez mais sofisticados e que pouco diferem da parafernália que todos usamos no nosso dia; para os adultos, o carro, a casa, a viagem dos sonhos e tudo mais que se possa imaginar.

O "Papai Noel" tem cada vez mais trabalho para atender os mais diferentes, e até mirabolantes, desejos de pequenos e grandes pedintes; na hora de pedir ninguém faz por menos: quer sempre o que há de mais caro e difícil de ser encontrado.

Não são poucos os que julgam que isso desvirtua o verdadeiro sentido da data, pois a transforma apenas num momento de gastança, que faz a alegria dos comerciantes. Afinal, o natal é a festa do nascimento de Jesus e toda a simbologia que sua chegada ao mundo  representou e continua representando para todos nós.

No entanto, em meio a essa corrida comercial para ver quem conquista mais consumidores existe todo um propósito embutido, que não é tão mundano quanto parece; através dessa "farra consumista" as pessoas se dão mais umas às outras, se aproximam mais, se perdoam mais mesmo que seja pelo breve período de uma noite ou um dia.

Seja como for, o Natal  sempre será a festa da esperança, o dia em que paramos, embora muitas vezes sem ter muita consciência disso, para comemorar, pois um menino nos foi dado para acender em nossos corações uma luz que não se apaga: a luz da esperança.


FELIZ NATAL!