Pesquisar este blog

maio 16, 2021

Terra de gigantes e anões



Acredito que não exista nada de errado em almejar subir na vida e se tornar maior do que todas as pessoas de sua cidade, estado, país, continente e assim por diante. Definitivamente, ser ambicioso não é nenhum defeito. Foi exatamente por causa da ambição e curiosidade de alguns indivíduos que a humanidade saiu da escuridão da "caverna" para a luz do conhecimento.

No entanto, em nome da ambição muitos partem para o vale-tudo, não importando com os meios, certos de que o importante são os fins. Como se, para atingir seus objetivos, fosse liberado usar de qualquer meio, ainda que seja prejudicial àqueles que o cercam ou mesmo a toda humanidade.

Esse tipo de visão tem sido bastante comum em nossa sociedade aumentando, cada vez mais, a diferença entre pobres e ricos, criando uma sociedade de gigantes (o número cada vez maior de milionários) e anões (a imensa parte da sociedade que se vê obrigada a sobreviver com muito pouco e mesmo com nada).

Nesse ponto, descobrimos que a ambição que nos move para frente também nos torna seres insensíveis, capazes de não se colocar no lugar daqueles que sofrem as consequências dos nossos atos. Querer um mundo melhor sem nada fazer para melhorar a vida de todos é mera utopia. 

Ninguém precisa abrir mão dos seus desejos e prazeres, mas podemos deixar de lado nosso egoísmo e olhar para o outro como gostaríamos que nos olhassem se estivéssemos na mesma situação. Dessa forma, estaremos agindo para diminuir o abismo que existe entre ricos e pobres, privilegiados e esquecidos da sorte.

Boa semana.

Faça um comentário; sua opinião é muito importante para mim.