Pesquisar este blog

abril 23, 2023

Pescadores treinados.


É comum que, na intenção de ajudar, agradar ou simplesmente ser útil nos ofereçamos para trabalhar ou fazer qualquer coisa no lugar de outras pessoas, acreditando que dessa maneira estaremos ajudando. 

Não há dúvida que esse tipo de comportamento e atitude são muito bem vistos. Afinal, sempre existe alguém, seja ao nosso lado ou bem distante de nós, precisando de algum de tipo de ajuda, aquela conhecida 'mãozinha'.

No entanto, muitas vezes exageramos na dose e, ignorando que todos somos capazes de 'andar com nossas próprias pernas', simplesmente fazemos as tarefas no lugar delas. 

Dessa forma, infelizmente, o que seria uma ajuda passa a ser um estorvo, pois tiramos a chance que a pessoa teria de resolver aquela situação por conta própria e, consequentemente, dar um grande salto em sua vida.

Alguém já disse que 'muito ajuda quem não atrapalha'. Talvez devamos pensar um pouco nisso. Ajudar é importante, mas por que 'dar o peixe' se podemos ensinar a pescar: a vida é um lago repleto de 'peixes' à espera de pescadores treinados.

Bom domingo e excelente semana.

Esperança, fé e amor.