Pesquisar este blog

outubro 17, 2023

O que é felicidade?

Alguém já disse que o grande objetivo de nossas vidas é um dia conquistar a plena felicidade. É por esse motivo que levantamos da cama todos as manhãs e enfrentamos todos os tipos de dificuldades, pois do contrário permaneceríamos parados no mesmo ponto, sem mover um único de dedo, sem dar um passo.

Não há como negar que todos parecemos ter mesmo esse objetivo. No entanto, também não há como deixar de especular o que é exatamente essa felicidade que passamos a vida buscando e que, em muitos casos, não chegamos a sequer perceber qualquer lampejo, qualquer sinal.

Nos fazemos essa pergunta principalmente naqueles momentos em que percebemos que quanto mais lutamos, quanto mais buscamos ser felizes mais nos afastamos daquilo que se convencionou chamar de felicidade. Porém, em vez de respostas, o que nos vem é outra pergunta: Será que ser feliz é um estado contínuo que ao ser atingido ou conquistado não se perde mais? Ou será um estado fugaz, passageiro?

Mais e mais me sinto convencido de que é bem provável que seja um momento fugaz, uma situação passageira, uma gripe que dá e passa. A crença num estado perene, que dura para sempre, nos leva a, quase sempre, deixar que momentos de pura felicidade passem despercebidos. Não nos damos conta de que ser feliz não requer nada além de sentir um estado de graça em determinado momento, tendo ou não razão para isso.

De repente, você é feliz e nem percebe, exatamente porque idealizou a felicidade. Criou uma fórmula para alguma coisa que é puramente pessoal e que foge a qualquer estereotipo, qualquer modelo. Além disso, felicidade não é o topo de uma montanha que se alcança, finca-se uma bandeira e nada mais precisa ser feito. Felicidade é algo que se conquista a cada momento.

Boa semana para todos.

Esperança. fé, amor e GRATIDÃO.