Pesquisar este blog

fevereiro 20, 2022

O preconceito entre iguais.



O preconceito é, quase sempre, visto como algo que vem de cima para baixo. Como se aqueles que estão numa posição superior se sentissem na condição de discriminar os que vivem nas camadas inferiores. No caso do preconceito racial ou, mais especificamente, de cor, os chamados (ou que assim se consideram) brancos, se viriam no direito de impor humilhações aos negros. 

Esse quadro por si só já representaria algo aterrador, difícil entender e aceitar, mas existiria uma outra vertente tanto do preconceito racial quanto de qualquer outra forma de preconceito que é quando acontece entre iguais, entre aqueles que deveriam se unir para lutar juntos contra as discriminações sofridas.

É isso que vemos no dia a dia: negros perpetuando, ou mesmo referendando, atitudes preconceituosas contra irmãos de cor, pobre explorando pobre, gordo sendo vítimas de gordofobia por gordo, homossexuais debochando de homossexuais, favelado desfazendo de favelado e assim por diante.

Não adianta esperar que a mudança de atitude venha do outro ou de cima para baixo; ser tratado com respeito implica tratar com respeito todos aqueles que encontramos pelo caminho. Tratar o nosso igual ou diferente com o mesmo respeito e consideração que queremos receber faz com que criemos à nossa volta um ambiente de camaradagem que é o começo para um mundo de mais igualdade e fraternidade.

Bom domingo e excelente semana para todos.